Plataforma internacional para gestão sustentável é lançada no Brasil

Arquitetos de um mundo melhor irá auxiliar empresas a cumprirem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2015

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/10/2013 10:05

A plataforma Arquitetos de um mundo melhor, criada para discutir a contribuição das empresas para o avanço da agenda de desenvolvimento pós-2015, foi lançada na última terça-feira (22/10) na Bolsa de Valores de São Paulo. O documento, idealizado pelo Pacto Global das Nações Unidas, pelo World Business Council for Sustainable Development e pelo Global Reporting Iniciative, propõe um quadro de referência para que as empresas possam contribuir para as prioridades globais, tais como mudança climática, água, alimentos, empoderamento das mulheres, direitos das crianças, empregos dignos e educação. A publicação visa auxiliar as empresas a estreitarem os laços entre os setores público e privado, em linha com compromisso assumido pela Rede Brasileira do Pacto Global na Rio+20, por meio da Carta de Compromissos.


Leia mais notícias do Ser Sustentável

Para o presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global, Jorge Soto, a “prosperidade inclusiva” deve ser o principal objetivo global e de cada um dos países, inclusive do Brasil. “Para tal, avanços na satisfação das necessidades básicas devem ser alcançados”, diz Soto. Na visão de Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, a força da parceria entre os diversos stakeholders, promovendo uma verdadeira união de fatores, fará com que o universo corporativo sirva como alavanca para o desenvolvimento sustentável global. “Cabe a cada líder olhar para este extenso material e entender como sua organização pode atuar nesta estrutura”, considera Grossi.

O presidente do WBCSD, Peter Bakker, disse que a arquitetura por um mundo melhor traduz uma visão holística de todas as urgências do mundo em prol de um mesmo futuro. “Sustentabilidade deixou de ser um ‘nice to do’ para ‘must do’”, afirmou. O presidente mundial da GRI, Ernst Ligteringen, disse que Arquitetos de um mundo melhor é uma plataforma que traduz três pilares: comprometimento, engajamento e informação. “Informação é uma das mais importantes por ser capaz de modelar o pensamento e permitir que as empresas vejam (através dos relatórios) como realmente a sustentabilidade é impacta seus negócios”, declarou.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.