Autora lança coletânea com cartilhas sobre educação ambiental para crianças

Os seis livrinhos abordam os temas água e energia; saúde e saneamento; biodiversidade; alimentação saudável; consumo e resíduo; e esporte e meio ambiente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 31/10/2013 15:09 / atualizado em 31/10/2013 15:39

TramaComunicação/Divulgação

A ambientalista Miriam Dualibi lançou a coletânea Vida Sustentável (ed. Brasil Editora Sustentável), formada por cartilhas ilustradas sobre educação ambiental para crianças e jovens. Os seis livrinhos abordam os temas água e energia; saúde e saneamento; biodiversidade; alimentação saudável; consumo e resíduo; e esporte e meio ambiente. Com ilustrações e linguagem simples e divertida, o material propõe atividades a serem realizadas em casa, na escola e na comunidade para promover mudanças nas atitudes cotidianas.


Leia mais notícias do Ser Sustentável

Segundo Miriam, só é possível falar em sociedades sustentáveis se for levado em consideração a ecoalfabetização -- a habilidade humana de extrair conhecimento da natureza, de entender os princípios básicos da ecologia e de viver de acordo com eles. “A obra foi desenvolvida segundo princípios de uma educação emancipatória e mantém-se fiel a um compromisso pedagógico e filosófico com enfoque transformador no que se refere à relação dos seres humanos entre si e com a natureza”, esclarece a autora.

Títulos da coleção

Água a e Energia, a seiva e a força da vida
O título aborda como a escassez de água e de energia deve se agravar nas próximas décadas. Traz informações científicas sobre a origem, os estados e os caminhos das águas, de forma simplificada e ilustrada. Propõe atividades a serem realizadas em casa, na escola e na comunidade, estimulando a mudanças em suas atitudes cotidianas.

Saúde e saneamento: Xô mosquitos, ratos, moscas, baratas, piolhos, pulgas e carrapatos!
O livro apresenta uma relação entre a saúde e o meio ambiente, especialmente no que se refere ao saneamento básico e na prevenção à doenças epidêmicas. Alerta para problemática das pragas urbana e seu enfretamento.

Biodiversidade: Cuidando da Mãe-Terra
O título mostra como a destruição da biodiversidade e a degradação do meio ambiente ameaçam de forma crescente e perigosa o equilíbrio da vida na Terra. Apresenta os biomas brasileiros, e riqueza da biodiversidade da fauna e flora. Mostra aos leitores a importância dos ecossistemas e sua responsabilidade com a conservação e restauração do meio ambiente.

Alimentação saudável: oba, é hora do lanche!
O livro compara os hábitos alimentares de hoje e de ontem, apontando como o consumo exagerado de açucares, sal, doces e gorduras podem causar doenças e obesidade. Propõe substituir comidas gordurosas e sem nutrientes por alimentos saudáveis e orgânicos.

Consumo e resíduos: É tudo meu?
A obra parte do conceito de que na natureza não existe lixo, e diferencia lixo de resíduos orgânicos e sólidos. Aborda o conceito dos 5Rs e propõe atividades divertidas que estimulam mudanças de atitudes e práticas corretas. O caminho que o lixo percorre de nossas casas até seu destino final, os diferentes tipos de resíduos, a atividade de catadores de resíduos sólidos também são contemplados nesta cartilha.

Esportes e meio ambiente
A obra estabelece uma relação entre esportes e meio ambiente. Trata a importância dos esportes para uma vida saudável, o convívio social e para superação de dificuldades. Aborda a história do futebol, das olimpíadas e das paraolimpíadas. Aponta para necessidade de termos uma boa qualidade do ar; rios, lagoas, represas e mares despoluídos; florestas e bosques urbanos bem conservados como forma de permitir práticas esportivas para esta e as próximas gerações.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.