Energia limpa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 22/03/2014 10:20 / atualizado em 22/03/2014 10:19

O Brasil conta com uma das matrizes energética mais limpas do mundo. A geração de cargas por meio de usinas hidrelétricas, cuja pressão da água impulsiona as turbinas a produzir energia, ajuda a manter o desenvolvimento do país. Segundo o Balanço Energético Nacional de 2013, do Minsitério de Minas e Energia, usinas hidrelétricas, biomassa, energia eólica e solar são responsáveis por 85% da eletricidade produzida no Brasil. De acordo com dados do governo, usinas hidrelétricas produzem 76.9% da energia elétrica do Brasil.



Confira abaixo algumas das principais usinas hidrelétricas do país:

Itaipu
Na fronteira entre Brasil e Paraguai, no estado do Paraná, fica a maior usina hidrelétrica do país: Itaipu. Com 20 unidades geradoras de 14 mil MW de potência instalada, é responsável por 17% da energia consumida por aqui e 75% do consumo paraguaio. Em 2013, a hidrelétrica bateu novo recorde: 98,6 milhões de MW/h.

Leia mais notícias do Ser Sustentável


Usina hidrelétrica Belo Monte
Controverso, o empreendimento ainda está em construção e fica no estado do Pará. Ambientalistas nacionais e internacionais se posicionaram contra a usina, que teve projeto inicial diminuído. A potência instalada será de mais de 11 mil MW. No entanto, por operar com reservatório reduzido, deve produzir cerca de 4,5 mil MW.

Usina Hidrelétrica de Tucuruí
O empreendimento completa 30 anos desde sua inauguração, em 1984, pelo então presidente João Figueireido. Na época, a capacidade instalada era de cerca de 4 mil MW, ampliados, em meados de 2010, para mais de 8 mil MW. A usina fica no Rio Tocantins, no município de Tucuruí , a cerca de 300km ao sul de Belém.

Usina Hidrelétrica Santo Antônio
Localizada no Rio Madeira, na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, a construção da usina foi parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo dados da Odebrecht, é a terceira maior do país em energia assegurada e a sexta do Brasil em potência instalada — que gera 3.150MW, o suficiente para abastecer mais de 40 milhões de pessoas. No ano passado, foi anunciado que a capacidade seria ampliada em quase 450 MW.

Usina Hidrelétrica de Xingó
A usina do Xingó foi construída no rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe. Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a usina geradora é composta por seis unidades com 527 mil kW de potência nominal unitária, totalizando 3.162.000 kW de potência instalada. Existe a previsão de quatro novas unidades idênticas, que elevariam a tensão de 18 kV para 500 kV.

Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV
A usina, que faz parte do Complexo Paulo Afonso — construído na década de 1950 —, está instalada no rio São Francisco, no estado da Bahia. A usina gera 2.462MW e conta com uma das maiores cavernas do mundo (com 210m de extensão, 24m de largura, 55m de altura). Para o funcionamento das usinas do complexo, há grandes barragens que formam lagos na região.

 

 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.