Brasileiro conhece pouco quando o assunto é água

Para o coordenador do Programa Água para a Vida o tema ganha destaque apenas em situações de crise

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 22/03/2014 11:59 / atualizado em 22/03/2014 12:25

Um dos principais problemas que o Brasil enfrenta quando o assunto é água está relacionado ao desconhecimento da população sobre o assunto. A pouca informação quanto à realidade dos recursos hídricos no país chama a atenção apenas nas situações de crise.


Segundo o coordenador do Programa Água para a Vida, da organização não governamental WWF-Brasil, Glauco Kimura de Freitas, “as pessoas não procuram se informar de onde vem a água que consomem e o que podem fazer para garantir o abastecimento, há um desconhecimento geral. Os governantes têm sua culpa, as empresas e a mídia, também, e essa falta de esclarecimento reflete no cidadão.”

Leia mais notícias do Ser Sustentável

Em pesquisa feita pelo WWF em 2012, a respeito da percepção dos brasileiros sobre a água, mais de 80% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar da Agência Nacional de Água (ANA), que é o órgão regulador dos recursos hídricos nacionais. Na contramão do desconhecimento sobre o assunto, Kimura destaca que o Brasil está bem em termos de leis, como, por exemplo, a Política Nacional de Recursos Hídricos, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos e os Comitês de Bacias Hidrográficas.

“Fizemos a lição de casa até um certo ponto e precisamos mudar essa trajetória, fugir das consequências desse cenário que as Nações Unidas [ONU] projetam. Temos um arcabouço legal, bons modelos, mas a vontade política para fazer algo consistente está muito baixa, não só no âmbito federal, mas nos estados e municípios também”, destaca o coordenador do Programa Água para a Vida.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.