A briga pela água no oeste dos Estados Unidos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/03/2014 15:50

As previsões mais pessimistas em relação ao uso da água parecem se confirmar a cada dia. A rede britânica BBC lembra em reportagem as batalhas jurídicas nos Estados Unidos, em que o Texas está processando o Novo México e o Colorado pelo uso do Rio Grande — que passa pelos três estados. O Kansas, por sua vez, acusa o Colorado e o Nebraska de desviar indevidamente as águas do Republican River. Lá, a briga pelo produto está pondo cidade contra cidade, fazendeiros contra moradores urbanos, cidades contra ambientalistas.

 

Leia mais notícias do ser Sustentável

 

A crise provoca disputas curiosas. Produtores de maconha medicinal, por exemplo, são acusados de colocar em risco a população de determinadas espécies de peixe, que habitam rios dos quais é retirado o grande volume de água usado nessas plantações. No Vale Central, onde estão algumas das principais áreas agrícolas da Califórnia, fazendeiros que tentam cavar novos poços enfrentam a oposição de pescadores e ambientalistas, temerosos de que a ação reduza ainda mais os níveis das águas.

Os problemas se agravam. No Texas, lembra a BBC, o estado está impedindo que produtores de arroz usem determinadas reservas de água para irrigar as lavouras, com medo de que isso coloque em risco o abastecimento de cidades grandes, como Austin.

 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.