A consciência vai de magrela

Correio realiza no próximo domingo a 2ª edição do Passeio Ciclístico da Primavera. Não precisa se inscrever: basta chegar e curtir. Saída acontece no Eixão Sul, na altura da 102

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 15/09/2014 18:54 / atualizado em 16/09/2014 15:05

 

 

É curioso pensar que mesmo sem bicicleta uma pessoa se sinta motivada a participar de um passeio ciclístico. Esse é o caso do analista de inteligência Antony Ribeiro, 34 anos. Acostumado a pedalar, ele vendeu a bicicleta alguns anos atrás e agora espera contar com a solidariedade de um amigo para ir ao evento. “Geralmente as estações com bicicletas públicas estão sempre muito cheias, aí vou pedir emprestada para um amigo pra conseguir pedalar”.



Apesar do tempo afastado do pedal, Antony espera que essa seja a oportunidade para voltar a praticar a atividade física. Todo o esforço em conseguir uma bicicleta é para participar do 2º Passeio Ciclístico da Primavera Tempo de Plantar, que acontecerá no próximo domingo (21/09). No mesmo período do ano passado o Correio realizou a primeira versão do encontro para comemorar a chegada da primavera e, este ano, conta com o apoio do caderno Ser Sustentável. Além de homenagear a estação mais bonita do ano, a ideia é alertar sobre o uso excessivo de carros nas grandes cidades e sobre os benefícios que andar de bicicleta traz.

A concentração começa às 8:30h no Eixão, na altura da 102 sul -- próximo ao Centro Empresarial São Francisco e a estação de metrô. O percurso de 10km vai em direção à quadra 116 sul e retornará para o mesmo local da concentração. Em virtude do tempo seco, a sugestão é passar bastante protetor solar, colocar o boné na cabeça e levar uma garrafa de água.

Com o sucesso da edição anterior, a expectativa é que 1200 pessoas compareçam ao evento. Além das pedaladas, outras atividades serão organizadas simultaneamente ao evento. Para os que gostam de fotografia, haverá um sistema de foto instantânea -- a foto impressa será entregue na hora e as fotos digitais estarão disponíveis na fan page no Facebook do projeto Ser Sustentável www.facebook.com/sersustentavelcbpagina. Para hidratar o corpo e conscientizar a mente, serão distribuídos copinhos d’água e um kit com sacolinha de lixo para o carro, além de sementes de plantas nativas do cerrado.

A entrega simbólica de futuras árvores é uma parceria com a Rede Sementes do Cerrado, instituição que faz trabalhos de reflorestamento e de educação ambiental. Todas as bicicletas envolvidas no passeio serão sinalizadas com balões de gás hélio que serão distribuídos durante a concentração.

E para os que não tem bicicleta, assim como Antony, existem dois postos do projeto Bike Brasília nas redondezas. Um fica na estação de metrô da 102 sul e o outro entre as quadras 202 e 203 sul. Para alugar uma das bicicletas do projeto é preciso baixar o aplicativo Bike Brasília -- disponível para sistema iOS e Android -- e cadastrar o número do cartão de crédito. É cobrada uma anuidade de R$ 10 e o ciclistra pode utilizar a bicicleta ininterruptamente por até 60 minutos. Para as horas excedentes, é cobrada uma taxa de R$ 5/hora. As bicicletas não precisam ser devolvidas na mesma estação em que foram retiradas, mas é preciso ficar ligado no aplicativo para saber onde há disponibilidade de vagas.

Serviço
2º Passeio Ciclístico da Primavera Tempo de Plantar

Quando: próximo domingo, 21 de setembro
Local da concentração: Eixão, na altura da 102 sul (próximo ao Centro Empresarial São Francisco e estação do metrô da 102 Sul)
Horário: concentração a partir das 8:30h; largada às 9h e final do passeio por volta das 12h
Trajeto do passeio: vai até a 116 sul e retorna para a 102 sul
Participação livre

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.