Maravilhas da tecnologia

Alternativa a combustíveis fósseis, a energia solar pode ser também uma bonita forma de gerar energia. Confira imagens de alguns dos painéis mais bonitos do mundo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/11/2014 16:20

Considerada uma das principais formas de gerar energia limpa, painéis solares são eficientes do ponto de vista energético e algumas vezes são capazes de compor belas cenas. A seguir algumas formas inusitadas de produzir energia solar ao redor do mundo.



1) Painel imita um girassol

Este painel inspirado na forma de um girassol é uma nova tecnologia que a IBM está desenvolvendo. A previsão é que painéis como este começarão a ser instalados a partir de 2017 e não fornecerão apenas energia mas também água desalinizada para diversos usos inclusive para beber. Assim como o girassol, este painel será capaz de seguir a luz do sol, ou seja, estará sempre voltado para a parte do terreno onde haverá maior quantidade de luz solar para coletar os raios e assim produzir mais energia que um painel comum.

IBM/Divulgação


2) Painéis sobre o mar

O desastre de Fukushima, em 2011, fez o governo japonês rever a forma de produção da energia que abastece o país. E a mudança foi drástica, para o bem claro. Não é a toa que atualmente o Japão é o país que proporcionalmente mais investe em instalação de usinas solares no mundo. A maior usina delas, Kagoshima, além de gerar energia suficiente para abastecer 22 mil residências, ainda retrata uma cena inusitada: a usina instalada sobre uma ilha parece flutuar sobre o mar.

 

 

 

3) A usina solar mais adorável

Em formato de coração, esa usina será construída no início de 2015 em Nova Caledônia, ilha do Pacífico que recebe luz do sol durante todo o ano. A previsão é que a usina gere energia suficiente para abastecer 750 casas. A inspiração vem da própria natureza. O local onde a usina será instalada já tinha naturalmente o formato de um coração graças a ausência de vegetação na área, que destoa com os arredores, repleto de árvores.

 

 

 

4) Ela pode gerar energia solar até de noite

Localizada em Sevilha, na Espanha, esta usina solar pode gerar energia a qualquer hora do dia — ou da noite. Isso graças à tecnologia pioneira que permite que espelhos aqueçam o sistema de armazenamento de sal fundido para a torre central em que é usado para acionar as turbinas a vapor, produzindo energia mesmo após o sol se pôr.

 


 

5) Usina sobre canais de uma cidade

Para aproveitar os espaços ocupados pelos canais, região da Índia decidiu instalar placas solares sobre eles. O resultado foi uma rede de painéis com quinze metros de largura e um total de 3600 placas solares que levam energia a povoados que antes não tinham acesso à eletricidade. Além de abastecer os vilagres com energia, os painéis evitam que nove milhões de litros de água evaporem por ano.

 

 

 

6) A maior do mundo

Com início das suas atividades em janeiro deste ano, a maior usina solar do mundo foi construída no deserto ensolarado da Califórnia por um consórcio que tem entre os sócios o Google. A planta é formada por 173 mil placas solares e produz energia suficiente para abastecer 140 mil residências californianas.



7) Painéis flutuantes

Inteiramente instalada sobre um lago em uma fazenda em Berkshire (UK), esta planta é a primeira 100% flutuante do Reino Unido, país que investe cada vez mais em energia limpa. A técnica evita que os painéis sejam instalados em terra que poderia ser produtiva, se tornando uma opção mais vantajosa do ponto de vista econômico.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.