Ser Sustentável

É preciso ficar de olho

Estudo revela que governos continuam displicentes na gestão das águas no Brasil

postado em 16/12/2014 18:26

Sistema Cantareira em foto feita em fevereiro desse ano

Um estudo sobre a gestão das águas no Brasil foi lançado pelo WWF em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e o HSBC. Sistematizado pelo cientista político Fernando Abrucio, a "Governança dos Recursos Hídricos - Proposta de indicadores para acompanhar sua implementação" analisou a administração das águas no país desde a aprovação da Política Nacional de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Recursos Hídricos (SINGREH).

Para chegar à conclusão de que o setor hídrico no Brasil precisa ser aperfeiçoado, o estudo coordenado pelo WWF-Brasil analisou detalhadamente o SINGREH em diversas áreas e classificou cada uma delas conforme o estágio em que se encontram: ;básico;, ;intermediário; e ;avançado;. Nenhuma das áreas alcançou o resultado ;avançado; no ;termômetro da governança;.

A análise feita constatou que, passados 17 anos, são necessárias mudanças importantes, como a criação do Observatório das águas. A ideia é que ele contasse com uma ferramenta inédita para fiscalizar a capacidade dos governos em administrar os recursos hídricos do país: o Índice de Boa Governança da Água, em um modelo parecido com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Esse indicador monitoraria uma série de áreas do setor hídrico, como a qualidade e a efetividade das leis e da regulação; a atuação dos governos; a articulação da Política Nacional de Recursos Hídricos com as políticas estaduais e municipais relacionadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação