Coluna da Rosane Garcia

Indiferença de morte

Há questões históricas que foram ignoradas ou receberam pouquíssima atenção do Estado

Rosane Garcia
postado em 10/06/2013 14:59
Na última década, o país conseguiu avanços sociais e econômicos antes inimagináveis, que beneficiaram segmentos da sociedade, até então, esquecidos por todas as esferas do poder público. O olhar governamental para o campo redesenha o perfil do Brasil rural. Entre todas as ações, destacam-se as voltadas para a eliminação da fome, que se tornaram modelo para nações em diferentes graus de desenvolvimento.

Mas há questões históricas que foram ignoradas ou receberam pouquíssima atenção do Estado. Reforma agrária, meio ambiente e povos indígenas ficaram à margem da pauta governamental. As mudanças no Código Florestal pioraram as regras de convivência entre o econômico e o patrimônio natural. Prevaleceu o ímpeto predador da bancada do atraso. A fatura será paga pela atual e pela futura geração.



A reforma agrária voltou à pauta dos setores organizados do meio rural. Na última década, foram inexpressivas as intervenções na arcaica estrutura fundiária brasileira. Quem apostou em mudanças ficou frustrado frente à indiferença do poder à demanda dos trabalhadores rurais por terra.

Entre todas, a questão indígena foi mais negligenciada pelo governo federal. Hoje, no Congresso Nacional, tramitam projetos ; subscritos por integrantes da bancada alinhada ao Executivo ; que eliminam ou reduzem os direitos ou escancaram as terras das comunidades tribais a interferências perniciosas dos interesses econômicos.

Pior: o Executivo admite abrir mão da prerrogativa constitucional de definir e delimitar as terras indígenas. Quer dividir essa responsabilidade com setores oponentes aos primeiros ocupantes das florestas.

O episódio de Mato Grosso do Sul, com um saldo de um terena morto e 14 feridos, não surpreendeu, mas foi grave advertência. Não é à toa que o crack avança nas áreas indígenas, as DST e a Aids envenenam diferentes grupos e o suicídio dizima comunidades importantes. A indiferença se tornou parceira da segregação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação