Steve Jobs

Homenagens a Steve Jobs foram como as reservadas a grandes ídolos pops

postado em 07/10/2011 09:05

O planeta acordou ontem sem a presença do homem que revolucionou a tecnologia e o modo como as pessoas se relacionam com ela. Fundador da Apple, Steve Jobs não era um astro da música nem ídolo do cinema ou do esporte, mas sua morte ; na quarta-feira à noite, devido a um câncer no pâncreas ; causou a comoção reservada aos ídolos globais. ;É como quando morreu John Lennon, JFK (John F. Kennedy);, comparou Steve Wozniak, que criou a Apple com Jobs. ;Estou atônito. É como um grande vazio;, completou.

Na busca por preencher esse vazio deixado pelo gênio, que tinha 56 anos, os fãs de seu trabalho e dos produtos criados por sua companhia ; os computadores Mac, o iPhone, o iPad e o iPod ; começaram cedo as homenagens ao redor do mundo. Primeiro na internet. Apenas na primeira hora após o anúncio da morte do CEO, cerca de 858 mil posts foram criados no Twitter com a expressão ;Steve Jobs;. Ontem, quatro dos Trending Topics (os assuntos mais comentados no site) eram relacionados a ele.

Familiares, celebridades e simples fãs da Apple ; que já chegou a ser a empresa mais valiosa do mundo ; queriam deixar sua despedida. Ainda na quarta-feira, a família emitiu um comunicado: ;Steve morreu pacificamente hoje, cercado por seus parentes. Em sua vida pública, Steve era conhecido como um visionário; na vida particular, ele prezava pela família. Estamos agradecidos pelas muitas pessoas que dividiram seus desejos e orações durante o último ano da doença de Steve;. O pai biológico, Abdul Fatah John Jandali, não quis comentar a morte do filho, criado por uma família que o adotou. Até o fechamento desta edição, não havia informações de quando ocorrerão o velório e o enterro do fundador da Apple.

Nas ruas, as homenagens também se multiplicaram ; nos Estados Unidos, na Europa, na Ásia, no Brasil. Fãs deixaram flores na calçada de sua casa em Palo Alto, na Califórnia. Diante das lojas da Apple em todo o mundo, era possível ver flores, velas e maçãs mordidas, em alusão à famosa marca da companhia. Houve quem deixasse ainda monitores dos primeiros Macs nas calçadas como forma de homenagem. Um admirador chegou a depositar seu próprio iPhone em frente a uma loja em Nova York com a mensagem ;Sentiremos saudades, Steve Jobs; digitada na tela. Na sede da empresa, em Cupertino (Califórnia), as bandeiras estavam hasteadas a meio mastro. A companhia divulgou um e-mail para o envio de condolências (rememberingsteve@apple.com).

Concorrentes e astronautas
G.S. Choi, chefe da companhia sul-coreana Samsung Electronics, prestou um tributo a seu grande rival: ;Ele introduziu muitas mudanças revolucionárias no setor das tecnologias da informação e era um grande empresário;. O diretor-presidente do Google, Eric Schmidt, disse que Jobs ;era capaz de imaginar o que ia acontecer quando as coisas se tornassem 10 ou 100 vezes mais rápidas e de começar a pensar sobre como a tecnologia seria envolvida;. No Japão, Howard Stringer, diretor-geral da Sony, destacou que ;a era digital perdeu sua estrela guia;.

Nicolas Sarkozy, presidente da França, escreveu ontem em sua página no Facebook que Jobs havia sido ;um grande empresário, um grande inovador e um protagonista destacado da revolução digital que vivemos;. Já o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton disse estar profundamente triste: ;Sua paixão por seu trabalho e sua valentia na luta contra o câncer foram uma inspiração para todos nós;.

O jornal do Vaticano, L;Osservatore Romano, publicou um editorial intitulado ;O talento do Mr. Apple;, em homenagem ao ;visionário que uniu a tecnologia à arte;. ;Não era um técnico nem um empresário. Também não era um designer nem um matemático. Pirata ou pioneiro? A última palavra terá a história. Por ora, o que resta são suas geniais criações;, destacou a publicação.

A notícia da morte de Steve Jobs viajou ainda 300 mil quilômetros e chegou à Estação Espacial Internacional, onde três astronautas vivem e trabalham ; cada um munido com seu respectivo iPod. De lá, o comandante Mike Fossum declarou que o fundador da Apple ;é, definitivamente, um daqueles indivíduos raros, e o mundo sentirá falta dele;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação