Steve Jobs

Tim Cook pode surpreender o mundo da tecnologia com seu estilo reservado

postado em 07/10/2011 09:38

De acordo com o Google, ;Tim Cook;, nome do homem que tem a difícil missão de substituir Steve Jobs no comando da Apple, registra aproximadamente 8,5 milhões de menções na internet. O número é cerca de 10 vezes menor do que o de seu ex-chefe, que é citado 84,4 milhões de vezes na rede mundial da computadores. As diferenças entre os números traduzem, de certa maneira, o tamanho do desafio que o tímido norte-americano sulista, que acorda diariamente às 4h da manhã, tem pela frente: sair da sombra de uma das mais célebres e inventivas mentes e estabelecer a sua marca em uma das empresas campeãs de inovação no planeta. A criatura conseguirá se libertar do criador? Só o tempo dirá.

Cook definitivamente não tem o mesmo carisma e popularidade de Jobs, que fazia de cada lançamento da Apple um espetáculo em que ele era a estrela principal. Essa característica, vista como negativa num primeiro momento, pode se tornar, no entanto, o principal trunfo do executivo para imprimir sua marca no império da maçã: mais do que brilhar solitariamente, Tim sabe como abrir o caminho para que seu time faça sucesso. ;Visto seu passado, acredito que ele tenha mostrado seu estilo: ele é do tipo que se ocupa do geral, e deixa sua equipe entrar nos detalhes;, opina o analista Frank Gillett, da Forrester Research.

Exemplo disso foi o evento de lançamento do iPhone 4S, na última terça-feira. Elegante em uma camiseta cinza escuro e uma calça jeans preta, o atual CEO da empresa limitou-se a elencar as qualidades do produto ; já conhecidas do grande público ;, deixando para o diretor de marketing, Phil Schiller, as explicações das funções do novo aparelho. No evento, as frases de efeito e os bordões à la Jobs, deram lugar a uma voz suave e cadente, classificada como ;hipnotizante;, pelo portal de tecnologia Mashable.

Se Steve Jobs desempenhou nas últimas décadas o papel protagonista do circo Apple, Tim Cook se manteve como uma espécie de diretor dos espetáculos. Nos bastidores, cuidou para que o império da tecnologia funcionasse. Enquanto Jobs deixava o público boquiaberto, impondo um novo paradigma sobre como as pessoas se relacionam com as diversas formas de tecnologia, Cook garantia que esses produtos ; que se tornam obsoletos em questão de meses, no dinâmico mercado da informática ; estivessem nos locais certos e na hora certa, esvaziando os estoques e enchendo os cofres da empresa.

Cofre cheio
Nascido em 1960 na pequena localidade de Robertsdale, no sul do Alabama, às margens do Golfo do México, Tim viveu seus primeiros anos em uma típica família de classe média do sul dos Estados Unidos. Seu pai trabalhava em um estaleiro de navios, enquanto a mãe era dona de casa. Formou-se em Engenharia Industrial na Universidade de Auburn, em 1982. Seis anos depois, terminou seu MBA na renomada Universidade de Duke, na Carolina do Norte.

Durante 12 anos, ele trabalhou como executivo da IBM, empresa que deixou para ingressar na Compaq, hoje uma subsidiária da companhia Hewlett-Packard. A transição de Tim Cook da empresa famosa por suas impressoras para a marca que, anos depois, decretaria o fim do papel, ao apresentar para o mundo os tablets, aconteceu em 1998. A Apple, que nadava contra a falência, tentava reorganizar seu modelo de negócio, diminuir estoques e ampliar sua eficiência. Jobs procurava, sem sucesso, um homem que comandasse essa mudança.

O jeito meio esquisitão de Tim Cook foi o que teria atraído a atenção de Jobs, que viu nele a mente que o ajudaria a reorganizar sua empresa. ;O cara tinha barba e colecionava poltronas de barbeiros. Steve procurava alguém com quem tivesse afinidades emocionais;, contou ao Wall Street Journal Rick Devine, responsável por apresentar Tim a Jobs. Ao recém-contratado, coube a missão de coordenar a distribuição e aumentar os lucros obtidos com as vendas dos iMacs, assegurando que os produtos da maçã não apodrecessem nos armazéns.

Na longa luta de Jobs contra o câncer, foi Tim quem ocupou o cargo de CEO da empresa. Em 2004, quando o líder da companhia se recuperava de uma cirurgia no pâncreas, Cook assumiu o cargo por dois meses. O mesmo ocorreu em 2009, quando seu chefe se submeteu a uma cirurgia no fígado e passou a maior parte do ano afastado do trabalho. Quando o fundador da Apple deixou pela última vez o cargo, em janeiro deste ano, novamente Tim foi o indicado pelo próprio Jobs para tocar seu legado, uma decisão que foi acatada pelo conselho diretor da empresa.

[SAIBAMAIS]Nas duas primeiras experiências, o executivo deixou boas impressões, inclusive em respeitados nomes do mundo da tecnologia, que o credenciaram para assumir a missão de substituir Steve Jobs, definitivamente, desde agosto. ;Eu não o conheço pessoalmente, mas posso dizer que ele fez um bom trabalho até agora. A inovação vai continuar;, opinou ao Correio Vint Cerf, um dos fundadores da internet. ;Resta saber se ele vai ter a clarividência de mercado para a empresa. Isso era único em Jobs. Só ele tinha isso, por isso tanta gente está de luto;, completou Luciano Kubrusly, ex-dirigente da Apple no Brasil.


Homem do dia a dia
Foram as ligações emocionais com Steve Jobs, mas principalmente as habilidades como gerenciador do império Apple, que tornaram Tim Cook o homem forte da empresa. Enquanto o chefe tomava as grandes decisões sobre inovação, o executivo tocava o dia a dia da marca. ;Quando veio da Compaq, Tim era referência na parte de operações e fez isso brilhantemente na Apple;, conta Luciano Kubrusly, que por uma década dirigiu a fabricante de iPads e iPhones no Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação