Steve Jobs

A força do iPhone 4S: smartphone pode liderar vendas de fim de ano

postado em 08/10/2011 09:15
Tim Cook, presidente da Apple: desafio de mantê-la na liderança
A pré-venda do iPhone 4S ; que começou na madrugada da última quinta-feira para sexta-feira ; apresentou problemas para consumidores dos Estados Unidos. Entre 0h e 0h45, o site da Apple ficou fora do ar, não se sabe se por sobrecarga do servidor em função da grande quantidade de pessoas que tentaram acessar a página ao mesmo tempo ou por algum outro defeito. Transtorno semelhante foi relatado por usuários da Inglaterra que tiveram dificuldade para acessar a loja on-line da Apple. O lançamento do iPhone 4S está previsto para a próxima sexta-feira, em sete países: EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Japão e Alemanha. A chegada do aparelho no Brasil e em outros 69 países deve ocorrer até o fim do ano.

Apresentado na última terça-feira, um dia antes da morte de Steve Jobs, o iPhone 4S, o primeiro lançamento da Apple com Tim Cook na presidência da empresa, foi visto como uma decepção entre boa parte dos fãs da companhia, que esperavam um revolucionário iPhone 5. Apesar disso, provavelmente o smartphone continuará a superar a concorrência nas vendas de fim de ano. Analistas de Wall Street ; o centro financeiro do mundo ; continuam prevendo que as melhorias no software e em alguns dos recursos do novo aparelho permitirão que a Apple mantenha a liderança, mesmo diante do crescente número de concorrentes.

Com a morte de Jobs, os fãs imediatamente deixaram de se queixar da Apple na internet e passaram a celebrar a vida e o trabalho do ex-presidente da empresa. A companhia passou a ocupar os holofotes um dia antes da data oficial para o início das encomendas do novo aparelho e poucas semanas antes das vendas de Natal.

As circunstâncias podem resultar em aumento da procura por smartphones, mas é difícil prever a dimensão desse ganho. ;O tráfego nas lojas crescerá, e haverá compras por motivos sentimentais;, disse à agência Reuters, Bill Choi, analista da Janney Montgomery. ;Mas o avanço nas vendas pode ser comparado ao salto na demanda por música que surgem depois da morte de um superastro do entretenimento, a exemplo de Michael Jackson;, acrescentou.

Para Bill Kreher, da Consultoria Edward Jones, a posição de Jobs na cultura pop resultará em um forte aumento no faturamento da Apple. ;Mas, a longo prazo, o sucesso dos produtos dependerá de seus méritos;, assinalou. O iPhone, visto como referência no mercado, é o produto com maior margem de lucro da empresa e responde por 40% de sua receita anual. Também é o celular inteligente mais vendido no mundo, com pequena vantagem ante o Galaxy, da Samsung.


Ações caem 2%
As ações da Apple fecharam o pregão de ontem cotadas a US$ 369,80, com queda de 2% ante a variação negativa de 1% do índice geral na bolsa tecnológica Nasdaq, de Nova York. A desvalorização foi bem mais intensa do que a de quinta-feira, primeiro pregão após o anúncio da morte de Steve |obs, quando os papéis da companhia foram cotados a US$ 377, praticamente estáveis. Apesar do movimento negativo na bolsa, o clima entre os investidores é de confiança na capacidade da Apple de se manter líder no segmento de tablets e smartphones.


Agonia e êxtase nos palcos
Uma nova peça sobre Steve Jobs, que retrata o caso público de amor com os aparelhos da Apple e o custo humano para criá-los, chegará aos palcos de Nova York na próxima semana, apesar da morte do executivo na última quarta-feira. O monólogo Agonia e Êxtase de Steve Jobs estreará, oficialmente, no The Public Theater em 17 de outubro, depois de algumas pré-estreias. Segundo o ator Mike Daisey, a peça não é uma homenagem a Jobs, mas um ;conto hilariante e angustiante sobre beleza, orgulho, luxúria e desenho industrial;. A peça mostra as obsessões tecnológicas do cofundador da Apple. ;Jobs teve um enorme impacto em nossas vidas. Em muitos aspectos, o mundo que ele deixou para nós é o seu mundo. Este é um momento perfeito para contemplar seus valores e práticas e decidir quais partes do seu legado devemos abraçar e quais devemos deixar de lado;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação