decoracao

Um sonho: uma casa fresquinha, com cores vibrantes e ventilada

Não deixe o calor do dia entrar pela porta: invista em mobiliário e acabamentos que tragam conforto térmico

Juliana Contaifer
postado em 06/02/2017 13:26
A arquiteta Larissa Dias investiu em um painel de plantas para diminuir a temperatura do cômodo. A escolha pelo revestimento frio no piso também contribui para manter a casa fresca
Em tempos de calorão, às vezes, até ficar dentro de casa pode ser desconfortável. Mas o cenário é contornável. Com algumas modificações, é possível transformar o espaço em um local fresco e agradável. As primeiras dicas são: evitar materiais que armazenam o calor e guardar os tapetes grossos, as colchas e os lençóis pesados. O verão pede tecidos leves, com poucos fios, e de cores mais vibrantes. As plantas naturais, cheias de folhas verdes, também ajudam a manter a temperatura mais amena no ambiente.
A varanda projetada pelos arquitetos Giovaninni e Dora Lettieri para uma residência no Lago Sul tem móveis com uma trama bem aberta, o que facilita a circulação do ar.
Além da ventilação da casa ou do apartamento ser importante, a escolha dos revestimentos é imprescindível para o conforto térmico. Pisos frios, forrados por porcelanatos, azulejos e pedras, como o mármore e o granito, são interessantes por não absorverem o calor.

Para um clima ainda mais praiano, basta juntar todas as dicas. Escolha cores fortes ou vários tons de azul para compor com branco e cores claras, além de tecidos leves.
A área proposta pelo arquiteto André Alf conta com soluções que transmitem sensação de frescor, como as paredes-divisórias feitas de telhas

Azulejos

O Brasil tem tradição na produção e decoração de casa com azulejos desde a época de colônia portuguesa. E, devido à sua popularidade, esse tipo de revestimento é fácil de encontrar e bastante em conta. O azulejo também é um piso frio e altamente resistente, que pode ser usado para decorar os diferentes ambientes da casa, principalmente cozinhas e banheiros.

Ladrilhos hidráulicos

Os ladrilhos hidráulicos foram populares no passado e voltaram a ser tendência para a decoração da casa já há algum tempo. No entanto, parece que eles vão se manter em alta por muitos anos. Por isso, se você deseja um piso frio, durável e sustentável que ajude a dar um colorido especial à casa, essa pode ser uma ótima opção.

Cimento queimado

O cimento queimado está bem em alta, não só por ser lindo e oferecer uma ótima durabilidade, mas porque se encaixa bem em vários ambientes e ainda ajuda a refrescar a casa. Não se assuste com o nome: o cimento queimado é um piso frio, que oferece um ótimo acabamento quando instalado corretamente.

Mármore e granito

Pisos e revestimentos feitos de pedras naturais tendem a se manter frios quando instalados dentro de casa. São um pouco mais caros e exigem cuidados especiais, pois são pedras nobres. A alta durabilidade e o aspecto visual único, porém, compensam.

Pastilhas

Pastilhas de vidro ou cerâmicas também podem ajudar a casa a se manter mais fresca durante o verão, pois não retêm calor. Além disso, oferecem alta durabilidade e acabamento muito bonito, que pode contribuir com a decoração dos vários cômodos.
Para aumentar a sensação de frescor dentro de casa uma opção prática são os ventiladores. Atualmente, existem no mercado opções divertidas e modernas para compor com o ambiente. Confira na galeria:
[FOTO877463]
Fonte: Itanhangá Pisos e Revestimentos.
Agradecimento: Saccaro


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação