saude e beleza

Autoconhecimento e uma boa dieta fazem toda diferença

No ápice das dietas para o verão é importante saber como emagrecer sem prejudicar a saúde. Algumas dicas simples podem otimizar a perda de peso

postado em 30/01/2017 07:00

O verão é a estação oficial da dieta. Porém é preciso controlar a vontade de emagrecer rapidamente e prestar atenção a alguns erros comuns: ficar muito tempo sem se alimentar; comer alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio; ingerir pouca água; exceder no consumo de refrigerantes; fazer dietas restritivas e da moda retiraram nutrientes essenciais da alimentação. Na visão da nutricionista Márcia Dal Medico, esses são os principais inimigos de todos os mortais que querem perder peso com saúde e disposição.

A autora do livro <i> Spa em casa -  Saúde pela alimentação </i>, Márcia Dal Medico

Autora do livro Spa em casa ; Saúde pela alimentação, a especialista acredita que mais que ver os números na balança diminuírem, o ;projeto verão; deve passar por uma tomada de consciência de quem se é e onde se quer chegar. No livro, ela ensina os passos necessários para fazer, com o que se tem em casa, uma versão intimista de um spa. As receitas são fáceis de reproduzir e não contam com ingredientes mirabolantes.

"Se tivermos dispostos a nos dedicar ao autoconhecimento, nos atentar aos aspectos psicológicos que nos impedem de conseguir melhorar a nossa saúde e aos sinais e sintomas que nosso organismo nos mostra, será um grande começo para o emagrecimento consciente e saudável", acrescenta.

"Primeiro, é necessário conhecer as condições de saúde que estamos. Infelizmente, as pessoas querem soluções milagrosas e isso dificulta ainda mais que alcancem a perda de peso. Não basta seguir uma dieta, é importante saber se essa dieta é adequada às reais necessidades energéticas e nutricionais"

Duas perguntas

Márcia dal Medico

O livro explica o que é necessário para criar um ambiente de spa dentro de casa

Os superalimentos da moda, como óleo de coco, chia, linhaça e quinoa têm alguma restrição?

Alguns desses alimentos da moda são considerados alimentos funcionais, tais como quinoa, linhaça, goji berry e chia. O termo ;alimento funcional; é atribuído ao alimento que previna os riscos de doenças. Entretanto, é necessário se atentar à quantidade a ser consumida diariamente.

Além de uma boa alimentação, que outros gestos à mesa podem ajudar no emagrecimento?

Mastigar bem e lentamente os alimentos para sentir a textura e o sabor. Desse modo, o processo de digestão acontecerá de forma saudável. Prestar atenção aos sinais de fome, vontade, saciedade e sede. Sentar-se à mesa para fazer as refeições e se atentar à quantidade que está ingerindo. O aumento do consumo de água (cerca de 8 copos por dia) vai auxiliar no processo de emagrecimento, aumentando a saciedade, mesmo porque muitas vezes a sede é confundida com a fome. Em caso de beber água gelada, o organismo vai gastar mais energia para deixá-la na temperatura do corpo. O aumento do consumo de alimentos integrais vai elevar o número de fibras e permitir o esvaziamento gástrico mais lento, dando maior sensação de saciedade, além de aumentar a glicemia gradativamente.

Receitas

Confira três sugestões de receitas da nutricionista Márcia Dal Medico para as principais refeições do dia. Juntas as sugestões tem menos de 480 calorias. Ideais para quem quer emagrecer sem passar fome.

Café da manhã

Suco de Biomassa de Banana-Verde, Maçã e Melão

Rende uma porção de aproximadamente 50kcal

Ingredientes

  • 1/2 fatia média de melão
  • 1/2 maçã pequena
  • 1 colher (sopa) de biomassa de banana verde
  • 1 xícara de água
  • Adoçante a gosto (opcional)
  • Gelo

Modo de preparo

Pique a maçã e o melão. Bata as frutas no liquidificador com a biomassa e a água.
Coloque no copo com gelo, sem coar. Adoçe, se achar necessário. Consuma logo após o preparo.

Almoço

Peixe assado com cuscuz de legumes

Rende 10 porções de aproximadamente 225kcal

Ingredientes

  • 700g de filé de peixe magro
  • Cominho e sal a gosto
  • 1 cebola média picada
  • Alho a gosto
  • 1 colher (café) de margarina light
  • 100ml de extrato de tomate
  • 1 cenoura média ralada
  • 1 tomate sem pele picado
  • 100g de milho verde enlatado
  • 100g de ervilhas frescas
  • 200g de farinha de milho

Modo de preparo

Para o peixe:

Tempere o peixe com limão, alho e cominho (opcional). Coloque em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180;C por aproximadamente 10 minutos ou até estar assado.

Para o cuscuz:

Refoque o alho e a cabelo com a margarina light. Adicione 200ml de água e o extrato de tomate. Coloque os legumes e deixe ferver até que fiquem cozidos. Adicione aos poucos a farinha de milho, cozinhando em fogo brando por aproximadamente 20 minutos. Para não grudar, mexa constantemente até desgrudar da panela e a consistência estiver cremosa. Sirva quente junto com o peixe.

Jantar

Filé de frango ao molho de manga com batata corada

Rende 10 porções de aproximadamente 117kcal cada

Ingredientes

  • 500g de filé de frango
  • Sal, alho, cebola, vinagre, orégano e salsinha a gosto
  • 3 batatas médias
  • 1 xícara rasa de suco de manga
  • 1 colher (sobremesa) de amido de milho
  • 100g de manga

Modo de fazer

Filés de frango:

Tempere os filés de frango com sal e grelhe em uma chapa ou frigideira aquecida, virando até dourar os dois lados. Leve a uma assadeira ao forno preaquecido por 15 minutos. Reserve. Pique as batatas em rodelas grandes e cozinhe em água e sal. Escorra e coloque em uma assadeira de modo que fiquem separadas. Tempere 200ml de água com vinagre e um pouco de sal e regue as batatas. Salpique orégano e salsinha e leve ao forno aquecido até dourar.

Molho:

Refoque em uma panela a cebola e o alho. Junto o suco de manga e deixe ferver até reduzir um terço. Dissolva uma colher (sobremesa) de amido de milho em 200ml de água, adicione o suco de manga e deixe ferver. Acrescente a manga picada em cubos e tempere com sal e ervas finas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação