Boa parte dos brasileiros separa um espaço na lista de afazeres diários para a prática de exercícios físicos. A preocupação com a boa forma do corpo e a longevidade ganhou importância no cotidiano de milhões de pessoas. O crescimento do número de academias de ginástica no Distrito Federal, por exemplo, foi de 238% nos últimos sete anos ; no Brasil, chegou a 188%, segundo o Sebrae. E a demanda faz jus: estudo do Instituto Data Popular mostra que 20% dos brasileiros têm a intenção de se matricular em uma academia neste ano.
A brasiliense Jéssica Maia, 20 anos, resistia a sair do sedentarismo, mas aceitou encarar esteiras e abdominais. A principal desculpa era a falta de tempo: trabalha e estuda engenharia civil, mas um motivo forte surgiu: ficou noiva de Danilo e decidiu emagrecer 10kg para ; reconhece ela;entrar no vestido dos sonhos. Até quem foi convidada para ser madrinha do casamento teve que se submeter à empreitada. É o caso de Daiane Guimarães, 23. Para fazer valer a amizade, a assistente administrativa se rendeu a acompanhar a futura comadre, como incentivo. Há três semanas, as duas frequentam a academia de segunda a sábado.
;Tenho que ajudar, vai valer a pena;, comenta a madrinha Daiane. ;São muitas opções de academias, mas as melhores são as que têm várias unidades, que posso ir na hora e no dia em que me adequar;, opina. Como mais pessoas querem o serviço, o setor de fitness se expande. O Brasil é o segundo país no mundo em número de academias, com 27.983 ; ficando atrás dos Estados Unidos, com 29.890, segundo dados da International Radiosurgery Association (IHRSA) e do Conselho Federal de Educação Física. O Sebrae informou que, em 2007, eram 266 micro e pequenas empresas; em 2014, o número pulou para 900. Os dois institutos concordam que o aumento de renda da classe C e a busca pela qualidade de vida são os principais motivos do crescimento.
Agora, a noiva e a madrinha fazem parte dos 12 milhões de frequentadores de academias no país. Além de ajudar a amiga, Daiane quer manter a saúde. Assim como ela, 78% dos brasileiros consideram importante manter a forma física, segundo a pesquisa.
Quantidade versus qualidade
O aumento do número de espaços para fazer ginástica anima o setor fitness e pode significar uma mudança nos hábitos dos brasileiros. Estudo do Instituto Data Popular aponta que 7,7 milhões de pessoas da classe C acreditam que é importante estar em forma, e 52% delas praticam exercícios em uma academia. Em Brasília, são 900 estabelecimentos, número superior ao de 18 estados brasileiros. Esse fenômeno de crescimento influencia a qualidade dos serviços e anima o empresariado. Danilo Barbosa, 22 anos, o noivo de Jéssica, se prepara para o casamento ; e, ao contrário dela, pretende ganhar 10kg para adequar melhor o corpo no terno preto. As pessoas estão mais conscientes da vida saudável, reconhece Danilo. ;Mas o principal propósito é melhorar a estética;, acrescenta. A intenção do casal é continuar com os exercícios físicos mesmo depois do casório. ;Sinto mais disposição para trabalhar, tenho mais apetite e até meu cansaço diminuiu;, conta.
O padrinho Vitor Elias, 20 anos, também acredita na proposta e passou a malhar com o noivo para incentivar o objetivo do casal. ;Quero ajudar meus amigos nesse plano e vou me beneficiar dele também;, diz. O também estudante de engenharia civil diz que entrou na academia pela primeira vez aos 16 anos e parou por desânimo em fazer os mesmos exercícios todos os dias. Quando recomeçou a malhação, este ano, observou que os estabelecimentos estão quase sempre lotados, apesar de haver mais opções.
O presidente da Federação Brasileira de Educação Física, Jorge Steinhilbro, concorda que as pessoas estão mais informadas sobre as doenças resultantes do sedentarismo. Isso explica o fenômeno de crescimento da procura por academias. Em relação à qualidade dos estabelecimentos, ele polemiza: ;Não temos academias boas ou ruins, existem as maiores ou menores, que oferecem diversas atividades com aparelhagens modernas, e outras que não têm uma estrutura grande, mas a oferta da qualidade do serviço é a mesma;.
Recomendações
Steinhilbro explica que profissionais que acompanham os usuários das academias devem ter formação acadêmica em educação física e um registro do conselho federal. ;Eles estão capacitados para orientar da melhor maneira o consumidor do serviço. Isso é qualidade;, diz. Todas as academias também devem ser registradas nos respectivos órgãos regionais. Portanto, o presidente acredita que o crescimento substancial deve-se ao desejo de qualidade de vida, prevenção de doenças e promoção da saúde.
A tendência é de que mais empresas do ramo apareçam, incentivadas pela Copa do Mundo e as Olimpíadas. Os grandes eventos esportivos chamam a atenção para uma rotina mais saudável e, segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, podem beneficiar as academias. ;Além disso, muitos atletas precisam de um espaço para treinos e de patrocínio. Essa é uma ferramenta que as academias de pequeno porte podem ter para investir e promover sua marca;, considera. As informações de como montar uma academia de ginástica foram as mais procuradas no site do Sebrae, por meio dos acessos contabilizados, com 2.380 visualizações, ao todo.