Parque da cidade
Considerado o maior parque urbano do mundo, com 420 hectares, o famoso Parque da Cidade Sarah Kubitschek atrai cerca de 70 mil pessoas nos fins de semana. Que tal se juntar a eles? É uma opção de lazer gratuita com área verde, pistas para andar de bicicleta, patins, fazer caminhada e tomar uma água de coco. Para as crianças, há 43 brinquedos disponíveis, além de quadras de esportes, centro hípico e kartódromo. Está aberto diariamente, das 5h à meia-noite.
Água Mineral
As trilhas e piscinas naturais do Parque Nacional de Brasília pode ser uma ótima opção para os momentos de lazer da família. Lá tem espaço para fazer aquele piquenique gostoso ou churrasco à sombra das árvores, além de aproveitar o resfresco da água corrente das duas piscinas. O lugar tem 30 mil hectares de área preservada e funciona todos os dias, das 8h às 16h. A entrada custa R$ 6 e é gratuita para crianças de até 8 anos.
Vista da ermida Dom Bosco: A sugestão aqui é apreciar a vista da Ermida Dom Bosco, no Lago Sul. Às margens do Lago Paranoá, a pequena capela em forma de pirâmide é um dos principais pontos turísticos da cidade, e patrimônio histórico tombado pelo Governo do Distrito Federal. Por lá, vale uma aula de história para a criançada e um momento de descanso para toda a família.
Jardim Botânico: O parque no Lago Sul é ótimo para andar de skate, bicicleta e, claro, curtir a natureza dos 4.500 hectares de reserva ecológica. A ideia é passear pelos quatro jardins temáticos ou brincar pelos espaços infantis. Há uma agenda de espetáculos e exposições abertos ao público. O lugar abre de terça-feira a domingo, a partir de 7h30 para caminhadas gratuitas, e, de 9h às 17h por uma taxa de R$ 2 por pessoa. Menores de 10 anos e maiores de 60 não pagam.
Parque Olhos d;Água: A Asa Norte tem um espaço especial para descansar ou fazer exercício. O Parque Olhos D;Água tem 21 hectares, uma pista de cooper de 2,1km, parque para crianças, trilha e circuito com aparelhos de musculação. O local funciona de 6h até 19h e é gratuito.
Zoológico: O zoológico tem propostas para integrar a comunidade, como o Projeto Colônia de Férias. No recesso escolar, crianças e adolescentes participar de atividades lúdicas, como conhecer os bastidores do trato e nutrição dos animais e ter a oportunidade de conversar com os tratadores. Mais informações no 3445-7043/3445-7014 ou dicam@zoo.df.gov.br
Pontão do Lago Sul: Que tal assistir o pôr-do-sol com uma bela vista da cidade? Se pintou uma fome, tem restaurantes, quiosques ou bares por perto. É no Pontão, que o brasiliense encontra tudo isso, além de uma programação cultural e esportiva. Outra opção é chegar de lancha e aproveitar os quatro píeres do lugar, que, inclusive, sugere a prática windsurfe em dias de vento.