As funcionalidades do smartphone conectado à internet estão cada vez mais a serviço da saúde ; há centenas de aplicativos entre os favoritos dos brasileiros, segundo a pesquisa ConsumerLab, da Ericsson ; empresa que ouviu cerca de 100 mil pessoas em mais de 40 países. Medir o desempenho das atividades físicas por meio do aparelho celular, por exemplo, é vontade e ação concreta de 40% dos entrevistados no mundo e de 45% no Brasil. E eles querem mais: 69% desejam monitorar os batimentos cardíacos e a pressão arterial pela telinha que cabe no bolso.
Radson Lima, 27 anos, compartilha do mesmo anseio. O servidor público usa três aplicativos no telefone para controlar os resultados dos exercícios físicos e diz que os programas o incentivam a continuar com a vida saudável. ;São ferramentas incríveis;, comenta. Um dos softwares, o Endomondo, é ativado quando o usuário começa a correr. Ele marca a distância, o gasto calórico, o trajeto percorrido, a altitude e o tempo. ;É legal para ajudar a bater metas e ter novos desafios.; O segundo é o Runtastic, que permite acessar a playlist e ouvir música no momento da corrida, além de mostrar um panorama da performance.
Outro apetrecho que ajuda Radson no acompanhamento da saúde é a pulseira Nike%2b fuelband. Ele calcula o gastos calóricos com as atividades diárias e envia direto para a avaliação do nutricionista. A dieta é prescrita com base nos resultados da pulseira, que também tem a função de relógio. O profissional Rômulo Timo acompanhou a alimentação do jovem e é a favor do uso de alguns aplicativos para a saúde. ;Geralmente, recomendo o app Dr. Ícaro. Ele ajuda a lembrar os horários dos suplementos, além de orientar a alimentação;, diz o especialista em nutrição funcional clínica.
No entanto, vale ficar atento aos cuidados na hora de escolher o software. O paciente deve, primeiro, ter noção da composição física, como peso e altura. Depois, saber quem é o desenvolvedor do programa e qual é a base de cálculo de dieta usada ; cada paciente exige uma diferente. Por isso, o nutricionista é fundamental nesse acompanhamento, vale ressaltar. Radson acrescenta que é mais seguro fazer o download e testar o app antes de colocá-lo, realmente, em prática, escolher entre os mais baixados e verificar se o personal trainer ou nutricionista conhece o programa.
O site aplicativosdesaude.com.br pode ser o começo para quem está perdido ao escolher o programa ideal para o celular. Ele foi criado pelo médico Raphael Gordilho e sua equipe. Gordilho usa aplicativos nas consultas e indica os programas aos pacientes. ;Há bulários eletrônicos bem completos e totalmente em português, aplicativos para monitorar o paciente e otimizar seu tratamento.; completa.
; ALIMENTAÇÃO
Diet Point
IOS, Windows Phone, Android e Blackberry
Oferece uma sugestão de dieta e controle de consumo diário de calorias. São mais de 150 planos de emagrecimento que geram uma lista de supermercado que ajuda o usuário na compra dos alimentos saudáveis. O conteúdo é em inglês.
; DIABETES
Diabetes Companion
IOS, Windows Phone, Android e Blackberry
O aplicativo oferece dieta, exercícios físicos e cerca de nove mil receitas destinadas a diabéticos, além de uma lista de alimentos. O usuário pode assistir a 400 vídeos com histórias de outros pacientes e perguntas frequentes sobre a doença.
; ANTIESTRESSE
My Breath
IOS, Windows Phone, Android e Blackberry
Ajuda a respirar melhor, envia o monitoramento dos movimentos respiratórios com gráficos interativos e vídeos com passo a passo de exercícios pulmonares. Pode enviar as informações para o seu médico ou personal trainer.
; EXERCÍCIOS
Walk Score
IOS, Windows Phone, Android e Blackberry
Estimula o usuário a andar mais e indica os locais próximos ideais para caminhadas. Ele também calcula a facilidade de cada pista de corrida e avalia o bairro de acordo com o número de parques e calçadas benfeitas, além de incentivar
a sustentabilidade.
; SONO
Dream: ON
IOS, Windows Phone, Android e Blackberry
Promete estimular sonhos e despertar o usuário no momento certo, mapeia os estágios do sono com gráficos, por meio dos movimentos. Além disso, pode compartilhar os registros de sonhos com os amigos nas redes sociais.