Verão Brasília 2014

Confira dicas para espantar a preguiça e manter-se motivado na malhação

postado em 02/02/2014 08:00

Entrar para uma academia e se alimentar melhor ; essas são algumas das promessas mais comuns de final de ano. Como resultado, as academias e consultórios de nutricionistas lotam em janeiro. Mas se esvaziam logo após o carnaval.
O psicólogo do esporte Luciano Lopes, mestre pela Universidade de Brasília, explica porque algumas pessoas até aderem à prática de exercícios, mas não permanecem. ;Uma coisa que sempre vem à tona no verão são os resultados irreais. A pessoa tem uma alta expectativa e uma frustração é proporcional, o que leva a desistência e à descrença;, avalia.
Os que não praticam exercícios chegam a 58% da população, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em 2013, em 70 cidades. Os motivos mais mencionados foram falta de tempo, de dinheiro, de disposição pra fazer atividade física.
Veja como combater estas e outras dificuldades e se motivar para a prática de exercícios. As dicas são do psicólogo Luciano Lopes e do educador físico Marcos Vinícius Galletti, da academia Estação Sudoeste:

Fuja dos resultados a curto prazo ; Atingir o corpo perfeito em uma semana ou sem fazer esforço é impossível, sabota as expectativas e gera frustração. O exercício torna-se uma obrigação estressante, quando deve ser fonte de prazer integrada à rotina.

Tenha uma meta clara, objetiva e desafiadora ; Determine quantos quilos quer perder, ou a porcentagem de massa magra que quer alcançar. Ter um desafio mensurável ajuda a notar a evolução.

Identifique o que te estimula ; Algumas pessoas querem ficar mais bonitas, outras buscam mais disposição para brincar com os filhos. Saiba o que te estimula e concentre-se neste objetivo.

Faça uma opção viável ; Não adianta escolher a academia mais bonita, mas que é longe de casa. Ou fazer natação, se tem pavor de água gelada. Com o tempo, o conforto torna-se fundamental para a continuidade da atividade.

Busque uma atividade que combine com sua personalidade ; Há pessoas que preferem atividades que podem praticar sozinhas ou com um professor, como corrida e tênis. Os mais extrovertidos podem achar um tédio e preferir aulas coletivas, como spinning ou jump.

Tenha uma companhia - Pesquisa de 2010 da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que quem tem a companhia de um amigo ou parente tem 2,64 mais chances de atingir ou manter-se em níveis ideais de atividade física.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação