Verão Brasília 2014

Beba muita água para evitar desidratação durante o verão brasiliense

postado em 02/02/2014 08:00
Cansaço, dor de cabeça e sonolência eram sintomas comuns no dia a dia da dona de casa Maria Tereza Schelinni, 42 anos. No verão de 2012 ela teve um cálculo renal, o que a levou a descobrir que seus males tinham uma mesma origem, a falta de água no organismo.
Por não sentir sede, Maria Tereza se esquecia de beber água e se assustou ao receber o diagnóstico. ;Eu estava com sintomas de desidratação e sentindo as piores dores da minha vida, por causa da pedra nos rins, e o motivo era uma coisa tão simples;, relembra.
Hoje, ela enche uma garrafa de 2 litros todas as manhãs, o que lhe ajuda a controlar a quantidade que bebe. Segundo o Dr. Cristiano Velasco, do Hospital Daher, o ideal é 35ml por quilo, com um mínimo de 2 litros por dia.
Em Brasília, o cuidado deve ser redobrado. ;Aqui há o grande vilão da seca, que aumenta a transpiração e faz com que as pessoas percam mais água;, avisa Velasco. Para repor, também vale consumir frutas e sucos naturais.
De acordo com o médico, crianças e idosos estão ainda mais vulneráveis. ;Estudos mostram que o idoso tem até 50% mais sintomas porque o sistema renal não funciona tão bem. Já as crianças têm metabolismo mais acelerado;, explica.
O educador físico Marcos Vinícius Galletti dá dicas para quem se exercita. Ele diz que é importante manter-se hidratado durante todo o dia e não beber água somente na hora de malhar. ;Assim como o corpo desidratado perde rendimento, no hidratado o metabolismo acelera e ajuda a aumentar o gasto calórico;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação