Verão Brasília 2014

Inspire-se com histórias de mudança, superação e vida saudável

postado em 02/02/2014 08:00
Dos 62 anos de vida do professor aposentado da Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB, Iran Junqueira, 55 se passaram com a prática constante de esportes. Iran começou a jogar basquete aos 7 anos e hoje integra a Seleção Brasileira de Basquete Máster, para veteranos.
Durante muitos anos, a rotina corrida de chefe da FEF não lhe permitiu praticar tanto quanto gostaria. ;Mas sempre em mantive ativo, com alimentação saudável e sono regulado;, afirma. Agora, trabalhando na reitoria da universidade, com horários definidos, ele pôde reestabelecer a prática semi-profissional de basquete. Além do esporte, ele tem uma academia em casa onde pratica musculação, natação e alongamento cerca de seis vezes por semana.
O estilo de vida sempre saudável lhe rende habilidades invejáveis nesta idade, como força, condicionamento e resistência. A saúde também é de ferro. ;Quase não vou ao médico e não tomo remédios;, diz.

*

A dona de casa Carlas Rejane Ribeiro, 42 anos, era magra até a primeira gravidez. Depois do nascimento da filha, veio o emagrecimento, o reganho de peso e o nascimento da segunda filha. Foram anos de efeito sanfona até que ela decidiu optar pela tradicional dupla de dieta balanceada e exercícios, quando perdeu 45 quilos, passando dos 110kg em 2011 para os 65kg em 2014.
Foi uma viagem para a Disney que lhe deu a motivação inicial. ;Eu e meu marido queríamos ter mais disposição para estar com as meninas. Em janeiro começamos a nos programar para a viagem de julho;, conta.
O casal começou uma dieta e juntos passaram pela hidroginástica, caminhada, musculação e nutricionista. Resistiram até aos doces que Carlas faz para vender. Em 2013, ela havia perdido 40 quilos e ele, 35. No final do ano passado, ela fez uma cirurgia bariátrica e perdeu mais 5kg.
Para Carlas, o apoio mútuo foi fundamental, assim como a dobradinha de dieta e exercícios. ;Não dá pra fazer um sem o outro, porque o exercício te dá uma sensação de bem estar, de sociabilidade e você não quer desperdiçar o esforço. Tem que ter muita determinação;.

*

O comerciante Joace Gonçalves, 55 anos, começou a se exercitar fazendo um teste consigo mesmo. Queria beber menos e achou que a academia poderia incentivá-lo. Deu tão certo que hoje, dez anos depois, Joace pratica triathlon e treina quase todos os dias.
;Hoje o triathlon é meu prazer. Tenho inúmeros amigos com histórias de superação. O dia que não faço é como se faltasse alguma coisa na minha vida;, diz. O dia do comerciante começa às 5h quando ele sai para pedalar em Taguatinga ou no Lago Sul. Mesmo com sono, ele garante que vale a pena. ;Quando você está em cima da bicicleta, não pensa que acordou cedo, mas que ganhou o dia;.
Depois, Joace corre ou nada, em dias intercalados. Vai para o trabalho e à noite faz musculação. O resultado é completamente positivo. ;Não tomo nenhum remédio e até dor de cabeça é raríssimo. Também tenho confiança de que posso fazer coisas além das comuns do dia a dia;<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]--><--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação