Verão Brasília 2014

A pele precisa de atenção redobrada durante a longa exposição aos raios sol

postado em 02/02/2014 08:00

Dias mais longos, céu azul e o convite diário para inúmeras atividades ao ar livre chegam com o verão. No entanto, é durante essa estação do ano que a pele precisa de mais atenção. Em Brasília, com clima quente e seco, a hidratação é o principal item entre os cuidados com o corpo, além do uso de filtro solar ao longo do dia. A alimentação balanceada e alguns cuidados antes da exposição solar também podem garantir peles mais saudáveis. Para ajudar, as dermatologistas Tatiana Dreyer, Cristiane dal Magro e Grace Caldas separaram dicas simples que podem evitar problemas de pele, micoses, queimaduras e ressecamento dos fios ; questões comuns nessa época do ano. Lembre que as mudanças de hábitos alimentares mais saudáveis e a prática de atividades físicas regulares, além de promover benefícios estéticos, também ajudam a aumentar a autoestima e a saúde do corpo como um todo. Um médico deve sempre ser consultado antes do início de qualquer atividade física e do uso de produto na pele.

Questão de pele

; Sol e cloro da água
A pele seca tem mais tendência ao ressecamento na praia e em contato com a água de piscinas. Há perda de integridade das camadas mais superficiais da pele. Esse fenômeno propicia o surgimento de infecções e eczemas. Filtros solares e hidratantes são essenciais para essas pessoas.

; Oleosidade
Na pele oleosa, a limpeza com um sabonete liquido suave pode ser feita mais de duas vezes ao dia. Se usarmos um sabonete comum ou para pele oleosa várias vezes ao dia, o resultado será oposto, porque estimula a produção de óleo. Nesse caso, vale manter os cuidados de limpeza e as medicações prescritas pelo dermatologista.

; Secura
Por sua vez, a pele seca precisa de limpeza com loções ou sabonetes que não fazem espuma, apropriados para pele sensível e delicada.
Uso de hidratante em base cremosa, com
ou sem filtro solar, ajuda.

; Criançada
Cuidado redobrado com os bebês: a pele é muito frágil, com poucas defesas naturais. Devem ficar à sombra e o uso de filtros solares infantis deve ser iniciado rotineiramente após os 6 meses de vida. Crianças de até cinco anos só podem usar filtro infantil.

; Queimaduras
Os problemas mais comuns nesta época do ano dizem respeito a queimaduras e manchas na pele, causadas pela exposição prolongada aos raios solares. Os sintomas vão desde a sua coloração avermelhada e sensível ao toque até a presença de bolhas, em casos
mais graves.

Hora das madeixas

Como a pele, os cabelos também perdem água, causando ressecamento e aumento no volume dos fios. Para preservar a estrutura capilar, o uso de produtos que devolvam brilho e maciez aos cabelos é indispensável em qualquer estação do ano. Segundo a cabeleireira Silvana Araújo, o verão exige cuidados especiais para proteger os fios. ;Produtos que devolvam o brilho e a maciez natural dos fios, como óleos vegetais e reparadores de pontas, são os mais indicados nesta época;, detalha. A profissional aconselha, ainda, reduzir o uso de secadores e chapinhas, além de produtos químicos que possam agredir o cabelo. ;Tinturas e alisamentos trazem muitos danos aos cabelos e, se o profissional não é bem qualificado ou se os produtos não têm boa procedência, os resultados podem ser graves para o cliente;, alerta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação