Verão Brasília 2014

Entenda a importância do checape para prevenir lesões durante exercícios

postado em 02/02/2014 08:00
Com o intuito de prevenir futuros problemas de saúde, o checape médico se torna um aliado para uma vida mais longeva. O comerciante Fábio Rodrigues dos Santos, 31 anos, realiza exames cardiológicos e hemogramas completos, pelo menos a cada dois anos. ;O checape é um aliado porque, mesmo que a gente se alimente bem e faça exercício, você nunca sabe clinicamente como está o organismo;, acredita.
O filho Lucas, 10 anos, também segue os passos do pai. Desde os oito anos de idade, ele acompanhamento para prevenir problemas de saúde. A bateria de exames é realizada a cada seis meses e se intensificou desde que o garoto, que joga futebol em uma escolinha, manifestou o desejo de seguir no esporte profissionalmente. O pediatra e médico Getúlio Bernardo Morato Filho ressalta que, antes de começar uma atividade mais intensa, conversar com o especialista e fazer exames completos é essencial. ;A medida mais importante é que o paciente não procure o médico apenas antes de começar uma atividade física, mas conte com o auxílio dele durante o treinamento e seja monitorado caso passe a apresentar sintomas que não apresentava antes de realizar o treinamento;, explica.
O ortopedista Julian Machado acrescenta que é importante realizar testes ortopédicos para verificar problemas que possam aparecer, principalmente depois de longos períodos de inatividade. No caso das mulheres, o especialista chama a atenção para a perda óssea e a de musculatura a partir dos 60 anos, além da baixa hormonal que pode ocorrer.
Rodrigues lembra que, por meio de avaliação médica, Lucas conseguiu identificar a falta de algumas vitaminas e nutrientes e, assim, corrigir o problema antecipadamente. ;Eu fico tranquilo com os exames. Como ele tem o sonho de virar atleta, a gente sabe que (com o checape) consegue cuidar da saúde dele;, revela. É importante lembrar que nem toda dor durante o exercício físico é normal. ;Falta de ar, palpitações, dores no peito, alterações no humor, no apetite e irritabilidade são sintomas que precisam ser avaliados por um médico, de preferência por um cardiologista ou médico do exercício e do esporte;, orienta Getúlio.

Cheque tudo

Além de exames de rotina, as altas temperaturas e o clima seco de Brasília merecem algumas dicas durante a prática de esportes. Confira quatro dicas do especialista em medicina do esporte Getúlio Bernardo Morato Filho.

1 O clima seco e a temperatura média elevada de Brasília favorecem a desidratação. A hidratação deve ser feita durante a atividade física para evitar essas perdas importantes de líquidos.

2 A ingestação de água e de bebidas com eletrólitos (isotônicos) deve ser sempre estimulada, principalmente em atividades com intensidades mais elevadas ou prolongadas (acima de 1 hora de duração).

3 A desidratação pode ser monitorada com pesagem antes e depois da atividade física, já que qualquer peso perdido durante a atividade física está relacionado à perda de líquidos pelo corpo.

4 É interessante que as pessoas reponham nas horas seguintes à atividade física ao menos 150% do peso perdido durante a prática de atividade física, ou seja: se a pessoa perdeu 500g, que correspondem a 500ml de líquido, deve-se multiplicar esse valor por 1,5 (750 ml) e ingerir essa quantidade nos momentos seguintes ao treinamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação