Publicidade

Correio Braziliense

Acervo da Pinacoteca está disponível no Google Arts e Culture

A plataforma possibilita que os internautas se aproximem das obras de artistas sem sair de casa. A pinacoteca do Estado de São Paulo expõe obras do gênero natureza-morta


postado em 24/02/2020 15:57

A obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo agora podem ser vistas pela plataforma Google Arts e Culture. A plataforma possibilita os internautas a darem zoom nas obras dos artistas.  A Pinacoteca tem obras do gênero natureza-morta. A origem do termo vem do holandês stilleven e significa vida-inerte, mas nas artes pode ser interpretada como um conjunto de objetos da natureza ou feitos pelo ser humano, que são estáticos e podem ser representados pelo artista.  
(foto: Google Arts/Reprodução: Página do Google Arts e Culture na internet)
(foto: Google Arts/Reprodução: Página do Google Arts e Culture na internet)

A Pinacoteca fica localizada no centro da cidade de São Paulo, no edifício Jardim Luz, e expõe obras de artes relevantes para a história do Brasil, como  “Bananas e metal”  — quadro produzido em 1887 por Pedro Alexandrino (1856 – 1942), considerado pela crítica como o pintor de naturezas-mortas mais importante no cenário nacional no final do século XIX e início do século XX.

Com o mecanismo de aproximação que a plataforma Google Arts e Culture permite, é possível identificar até ações de restauro e intervenções sofridas. Agora, por meio de plataforma como essas, é possível visitar museus por via das tecnologias da informação e comunicação (TICs) para conhecer um material vasto e riquíssimo da cultura do nosso país.

As obras estão acessíveis através do link. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade