Publicidade

Correio Braziliense

Inep alerta candidatos do Enem para fake news sobre o exame

A dez dias do exame, Inep reforça as informações sobre logística, horários e sites confiáveis


postado em 25/10/2018 17:12 / atualizado em 26/10/2018 11:47

Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçou as orientações aos participantes, destacando tudo o que é preciso saber para fazer o Enem 2018 com tranquilidade e segurança. 

Em 4 e 11 de novembros, dias de aplicação do exame, é preciso estar atento ao horário de verão, que entra no primeiro dia de exame, e os diferentes fuso horários (clique aqui e confira). Para acessar os locais de prova, é obrigatória a apresentação de documento oficial de identidade original com foto. O cartão de respostas deve ser marcado exclusivamente com caneta esferográficas pretas, de material transparente.

Com o fenômeno das Fake News, o Inep também orienta que os participantes busquem informações apenas nos canais do Inep ou do Ministério da Educação, únicas fontes oficiais de informações sobre o Enem. Atenção: todo o conteúdo oficial do Enem é identificado com os logotipos do Inep e/ou MEC.

Conheça as fontes de informação oficiais sobre o exame:

Site do Enem
endereço on-line é  inteiramente dedicado ao Enem. Tudo o que o participante precisa saber está organizado de forma cronológica, em seções especiais para antes, durante e depois das provas. Há também uma seção de dúvidas frequentes e um cronograma geral. 

Aplicativo do Enem 
Um dos líderes de download no tema educação, o Aplicativo do Enem está disponível para IOS e Android, e pode ser baixado, gratuitamente, na App Store e na Google Play, respectivamente. O app tem cronograma com as principais datas do exame, mural de avisos, notícias, histórico da participação em edições anteriores. O aplicativo permite acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição, aos resultados individuais e à vista pedagógica da redação. 

Portal do Inep
Todos as notícias, orientações e comunicados relacionados ao Enem são disponibilizados no Portal do Inep. Além disso, a página do Enem no portal dá acesso a várias outras fontes de informação oficiais: site, aplicativo, página do participante, plataforma videoprova em libras e cartilha do participante.

Sistema Enem e página do participante
O Sistema Enem dá acesso à página do participante, ambiente acessível apenas com CPF e senha no qual o participante solicita isenção (se tiver direito), justifica ausência (se estava isento), faz inscrição, consulta o local e prova e os resultados de todas as edições. 

Facebook, Instagram e Twitter do Inep
As três redes sociais do Inep replicam as principais informações relacionadas ao Exame, permitindo que os seguidores de cada perfil tenham acesso facilitado a dicas, orientações, novidades. As campanhas são um destaque do FacebookInstagram e Twitter do Inep, por reforçarem, de forma seriada, algum assunto específico.