Enem

Enem também vale em Portugal

postado em 25/04/2014 12:32
Os estudantes brasileiros poderão se matricular na Universidade de Coimbra, em Portugal, usando como forma de ingresso a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A parceria foi anunciada ontem, e essa é primeira instituição estrangeira a aceitar o Enem como meio de seleção. A mensalidade dos cursos em Coimbra é de 700 euros (cerca de R$ 2,1 mil). Os alunos que já estiverem formados no ensino médio podem pleitear uma vaga usando as notas do exame de 2011, 2012 ou 2013.

As inscrições para os estudantes se candidatarem seguem até meados de agosto. Diferentemente do que ocorre no Brasil, o ano letivo europeu só começa no segundo semestre. A instituição montou uma página na internet voltada para estudantes e pesquisadores do Brasil, na qual se pode encontrar diversas informações úteis, como linhas de pesquisa e financiamento dos cursos.

Hoje, 2.059 brasileiros estudam na Universidade de Coimbra, a mais antiga escola de ensino superior em língua portuguesa do mundo. O país era o principal destino dos alunos do programa Ciência sem Fronteiras.

O Enem é usado há quase 20 anos para avaliar a qualidade do ensino médio. Desde 2009, a prova passou a ser usada também para alunos pleitearem vagas em instituições de ensino superior. A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, passou a aceitar o exame como forma de ingresso no ano passado. Este ano, ainda não há data definida para a aplicação das provas, mas a previsão é de que seja em 8 e 9 de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação