Para cerca de 80 estudantes do 3; ano do ensino médio do Centro Educacional n; 8 do Gama, as aulas de português e literatura não se restringem ao espaço da escola: a turma viajou para o Rio de Janeiro na última terça-feira (7) por meio do projeto É tempo de poesia, desenvolvido pelos professores da instituição. Acompanhados por nove professores, o grupo passa esta quarta (8) na Cidade Maravilhosa para refazer o trajeto e conhecer os locais que inspiraram a canção Garota de Ipanema, composta por Vinicius de Moraes em parceria com Antonio Carlos Jobim. O poetinha, como ficaria conhecido anos mais tarde, teve o centenário comemorado em outubro de 2013 e é uma das apostas de professores para o conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá provas aplicadas em 8 e 9 de novembro em todo o país.
A primeira parada dos alunos é a Praça do Lido, em Copacabana, onde os jovens pretendem recitar poemas e cantar músicas compostas por Vinicius. Depois os estudantes seguem até o Parque Garota de Ipanema ; batizado em homenagem à famosa composição. O último ponto da visita é o bar Garota de Ipanema, antigo Bar Veloso, do qual Tom Jobim e Vinicius de Moraes eram frequentadores assíduos. Sentados em mesas na calçada, os dois nomes da música brasileira observaram o caminho da jovem Heloísa Pinheiro, na época com 17 anos. Ele foi a musa inspiradora para a letra da canção.
;Passar por esses lugares ajuda a agregar o conhecimento que os alunos veem em sala de aula. A maioria dos estudantes do colégio não conhece o Rio de Janeiro e, para eles, realizar essa viagem por meio de um projeto da escola é, no mínimo, inusitado;, ressalta a professora de literatura Eufrázia de Souza Rosa, idealizadora do projeto.
;Obras de autores e poetas como Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles fazem parte do conteúdo programado para o último ano do ensino médio. O (projeto) É tempo de poesia existe há 8 anos, mas esta é a primeira vez em que realizamos uma atividade fora de Brasília;, explica Eufrázia. ;No início deste ano, os alunos apresentaram seminários sobre essas personalidades e demonstraram bastante interesse pela obra de Vinicius de Moraes. Eles ensaiaram apresentações musicais, recitaram poemas e, a partir disso, decidimos ir ao Rio de Janeiro conhecer os locais que inspiraram a música;, conta.
Parte da viagem foi custeada com recursos captados pela rifa de um travesseiro e pela venda de picolés. Os alunos também receberam doações dos pais e da comunidade, como medicamentos e itens de primeiros socorros para levarem durante a viagem. Ao fim das arrecadações, cada estudante teve de pagar R$ 190 para tornar o trajeto possível.
Inspiração profissional
Para a estudante Millena Teixeira, 18 anos, conhecer a obra de Vinicius de Moraes foi fundamental para escolher uma profissão a trilhar. Antes, ela estava decidida pelo curso de medicina, mas resolveu prestar o vestibular para letras ; português após se aprofundar nas aulas de literatura e nos trabalhos desenvolvidos pelo projeto. ;Meus pais sempre me incentivaram e, desde mais nova, gosto muito de ler. Sou bastante apaixonada por literatura e gosto de gramática também, então acredito que estou no caminho certo;, afirma.
A paixão pela literatura também influenciou a escolha profissional de Jéssika Nayara Morais, 17. ;As aulas são bastante incentivadoras. Eu era apaixonada por literatura e por escrever poemas e, depois de participar do projeto, me interessei ainda mais. Gosto bastante das obras de Vinicius de Moraes e também da Clarice Lispector;, conta. ;Ter a oportunidade de conhecer os lugares por onde grandes nomes passaram é muito gratificante e também serve como inspiração;, afirma a estudante.
Segundo os estudantes João Paulo da Silva, 17 anos, e Fernanda Lima, 18, o projeto é uma maneira de visualizar, na prática, o conteúdo aprendido em sala de aula, além de ser uma oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura brasileira. ;Essas atividades ajudam a sair da mesmice da sala de aula e fazem com que a gente dê mais valor para alguns temas que, às vezes, passam despercebidos;, destaca João. ;É também um incentivo para estarmos mais perto de outras culturas e conhecer pessoas diferentes;, completa Fernanda. Os dois farão as provas do Enem para buscar uma vaga em uma universidade federal: João tentará medicina e Fernanda, jornalismo ou educação física.
Literatura também para os ouvidos
Além do interesse pelas obras literárias, os alunos do projeto É tempo de poesia também desenvolveram o hábito de escutar música popular brasileira (MPB) e canções compostas durante o período da Bossa Nova. ;Antes não conhecia tão profundamente a história de Vinicius de Moraes, então não estávamos acostumados a ouvir as canções compostas por ele. Depois que tive mais contato, acabei conhecendo, inclusive, outros integrantes da MPB, como Chico Buarque. Acho que é muito importante esse tipo de conhecimento e acredito que todo brasileiro tinha que ter noção dessas origens;, destacou a estudante Giovana Campos, 16 anos.
Segundo a professora idealizadora do projeto, Eufrázia de Souza Rosa, outras disciplinas também abraçaram o projeto e começaram a trabalhar as obras de Vinicius de Moraes de maneira interdisciplinar. ;Os professores de inglês e espanhol, por exemplo, trabalharam com os alunos versões traduzidas de músicas e poemas. Também trouxemos cantores da comunidade para interpretar algumas músicas durante uma semana cultural que organizamos;, ressalta. ;Quando retornarmos da viagem, vamos realizar ainda uma exposição com obras feitas pelos alunos na disciplina de artes;, completa.
Saiba Mais
Garota de Ipanema
A canção foi composta em 1963. A primeira versão da música recebeu o nome de Menina que passa, mas os autores não gostaram da letra. A versão definitiva foi refeita mais tarde por Vinicius de Moraes, inspirado na jovem Heloísa Pinheiro, então com 17 anos. Desde então, a música já foi interpretada por vários artistas, inclusive com versões instrumentais e em inglês, e inspirou um filme de mesmo nome, lançado em 1967.
Projeto É tempo de poesia
Conta com 200 alunos participantes e tem como objetivo estreitar os laços entre o texto literário e os estudantes. A abertura do projeto este ano ocorreu no Dia Nacional da Poesia, comemorado em 14 de março. Durante os dois primeiros bimestres, os discentes estudaram o conteúdo teórico em debates, seminários, vídeos e, ao longo do ano, participaram de atividades como a distribuição de poesias para a comunidade, intervalos culturais, apresentações musicais e recitais de poesia. Depois da viagem, o projeto de 2014 será encerrado em 17 de outubro, quando é comemorado o aniversário de Vinicius de Moraes.
Fala, estudante
Confira a expectativa de alunos do 3; ano do ensino médio do Centro Educacional n; 8 do Gama quanto à viagem
Edvânia Sousa, 17 anos
Utilizará a nota do exame para tentar uma vaga no curso de direito
;O projeto é uma inovação para a escola. Não imaginávamos que ele ganharia a dimensão que está tendo agora. Todos os alunos estão muito animados com a viagem; é uma oportunidade muito boa.;
Geisielly Christina Carvalho, 18 anos
Utilizará a nota do exame para tentar uma vaga no curso de odontologia
;Não tinha muito conhecimento da obra de Vinicius de Moraes. Conheci muita coisa durante o meu 3; ano. Os professores têm paixão pelo tema e estão passando isso para os alunos.;
Gabriel Felipe Guimarães, 17 anos
Utilizará a nota do exame para tentar uma vaga no curso de gestão pública
;Neste ano, os professores estão bastante empenhados em realizar atividades que contribuam para o nosso aprendizado. Durante a tarde estão, inclusive, realizando aulas preparatórias para o Enem. A viagem será uma maneira de sair um pouco da mesmice da sala de aula.;
Stephany Oliveira, 17 anos
Utilizará a nota do exame para tentar uma vaga no curso de direito
;Para cursar direito, é importante conhecer a cultura de uma forma geral. Nunca me aprofundei tanto no conteúdo de literatura quanto neste ano, e a viagem é uma oportunidade de conhecer ainda mais.;