Enem

Preparação inclui ginástica

Além da dedicação ao conteúdo, o candidato do Enem deve investir na boa forma física para conseguir um resultado positivo nas provas. Um condicionamento adequado ajuda a superar o estresse e a enfrentar as 10 horas de teste

postado em 13/10/2014 09:36
Henrique Vicentini, 19 anos: Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ; que será aplicado em todo o país em 8 e 9 de novembro ; a rotina de estudos e preparação dos estudantes tende a ser mais intensa. Apesar do esforço em dominar todo o conteúdo programado para as quatro provas e a redação, esse não é o único fator determinante a um bom desempenho no exame. Segundo especialistas, estabelecer uma alimentação balanceada e dedicar tempo para a realização de exercícios físicos são passos importantes para garantir o bem-estar antes e durante a realização da prova.

;O Enem pode ser considerado uma prova de fogo. O aluno precisa enfrentar dois dias de teste, com 180 questões e uma redação. Tudo isso soma 10 horas de duração. Durante o exame, são analisados três aspectos: o cognitivo, o emocional e o físico. Estar preparado nesses aspectos, além do conteúdo, é fundamental para garantir um bom desempenho", explica Raison Pinheiro, psicopedagogo e diretor de Consultoria Educacional do Sistema Ari de Sá. ;Na rotina de estudos, o aluno é submetido a um nível de estresse acima da média. Alimentação balanceada e exercícios físicos são importantes para ajudar a relaxar;, indica.

Processo cognitivo


;Para qualquer aluno que está estudando para algum exame importante, é fundamental manter-se ativo ; não apenas para a prova, mas também para melhorar condição de saúde. A prática de exercícios físicos estimula a circulação sanguínea, o que repercute no processo de cognição do conteúdo estudado;, explica Marisete Peralta, professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB). Segundo ela, mesmo com a rotina de dedicação intensa a livros e apostilas, é importante que o aluno reserve um intervalo entre os períodos de estudo para se dedicar a algum esporte. ;O intervalo na rotina de estudos é importante e necessário. Fazer uma atividade física pode estar associado com encontrar outras pessoas, ter um momento de distração. Essa pausa é de grande importância na apreensão do conhecimento;, ressalta.

[SAIBAMAIS]Apesar de investir a maior parte do tempo nos estudos, o candidato Henrique Vicentini, 19 anos, não abriu mão de praticar atividade física. Com as manhãs e tardes ocupadas pelas aulas e pela resolução de exercícios em um curso preparatório para o Enem, ele destinou o período da noite para duas atividades de preparação física: musculação, às segundas e às sextas, e aulas da arte muay thai às terças e às quintas. ;Desde o ensino médio, tenho a consciência de que a atividade física me ajuda a relaxar. Assim, fortaleço ainda mais minha disposição para seguir o calendário de estudos;, afirma. Ex-aluno do curso de graduação em educação física, Henrique fará as provas do Enem para tentar uma vaga no curso de medicina na Universidade de Brasília. ;Quando elaboro minha programação, deixo sempre reservado um horário para essas atividades. É importante para conseguir tirar um pouco a cabeça dos estudos e retornar mais focado;, completa.

Vantagens

Segundo Marisete Peralta, o trabalho muscular é indicado para enfrentar o longo período em que o estudante ficará sentado durante a realização do exame. ;O aluno pode achar que, ao realizar alguma atividade física, está perdendo tempo de estudo; mas, na verdade, ele está tendo um benefício. Durante a prova, o aluno passará muito tempo sentado e necessitará de um bom preparo físico para aguentar a mesma postura por longos períodos. Quem está fisicamente condicionado tem vantagem;, destaca.

Para a especialista, uma das atividades que podem contribuir para desenvolver esse tipo de resistência é a musculação. ;Quem passará muito tempo curvado precisa trabalhar a musculatura das costas. Os exercícios de musculação são indicados para esse objetivo. É importante estar bem preparado para o exame de todas as formas. A preparação acadêmica deve estar unida a exercício físico, boa alimentação e horas de sono suficientes;, recomenda Marisete.

Alimentação


Além do cuidado com a prática de exercícios físicos, é importante manter uma rotina alimentar balanceada que seja capaz de fornecer energia para as diversas atividades que serão desenvolvidas pelo estudante durante o dia. Segundo a nutricionista Giselle Freitas, não é aconselhável que o candidato passe longos períodos do dia em jejum. ;Se o aluno não estiver bem alimentado, poderá comprometer a apreensão do conhecimento, além de sentir-se cansado e reduzir o rendimento. O ideal é que a pessoa se alimente de três em três horas e procure a ajuda de um profissional para elaborar uma dieta que atenda a suas necessidades;, destaca.

A nutricionista afirma que é preciso estar atento à origem dos alimentos que serão consumidos às vésperas da prova. ;Comer algo contaminado no dia da prova ou no dia anterior pode colocar a perder toda a preparação que o aluno teve durante o ano. É aconselhável que ele verifique a procedência e opte sempre por opções mais orgânicas e menos gordurosas;, ressalta.

Fique atento


1; dia de prova:
8 de novembro
Os alunos terão 4h30min para resolver questões de Ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias

2; dia de prova:
9 de novembro
Os alunos terão 5h30min para completar questões de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática e suas tecnologias.

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação