Enem

Estratégias para matemática

O sexto fascículo ds série Correio Braziliense no Enem traz 33 questões sobre matemática e suas tecnologias. Para as provas, em 8 e 9 de novembro, o jornal oferece um intensivo para ajudar os alunos

postado em 14/10/2014 10:12
Maria Luiza, Fabrício, Beatriz e Ana Clara: todos têm matemática como uma das disciplinas mais difíceis do exameNas últimas semanas antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Correio oferece um intensivo para os candidatos se prepararem. No fascículo de hoje, o tema é matemática ; mais especificamente conhecimento geométrico e representação da realidade. ;O conteúdo de geometria é importante no Enem porque a prova costuma ser muito contextualizada e cobra conhecimentos do cotidiano. Praticamente, tudo na vida envolve, de certa maneira, conceitos de espaço e de forma, então isso é algo que podemos afirmar com convicção que aparecerá na prova;, diz Kleiton Barbosa, professor de matemática do colégio Ari de Sá, de Fortaleza, e um dos responsáveis pelo conteúdo do intensivo.

;Nesta reta final, é importante que o aluno meça o tempo que ele leva para fazer cada questão. Ele não pode levar mais do que dois ou três minutos;, recomenda Genildo Marinho, professor de matemática do colégio Leonardo da Vinci. ;A melhor forma de estudar é por meio da resolução de provas anteriores. É possível, inclusive, utilizar as provas de segunda aplicação do Enem, que são realizadas nas unidades de internação e nas prisões, para ampliar a oferta de questões;, diz Marinho.
Além disso, o professor recomenda brincadeiras como sudoku e palavras cruzadas, que treinam o raciocínio e também ajudam a relaxar antes da prova. Com 5h30min de duração e 45 questões de múltipla escolha, a avaliação de matemática será realizada em 9 de novembro, com a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e à redação. Além de geometria, os docentes citam funções, estatística e probabilidade, relação entre grandezas e aritmética como temas recorrentes na prova.

Geometria


Para a candidata Ana Clara Reis, 18 anos, geometria é um dos temas mais difíceis do exame. ;Para mim, a matéria mais fácil é biologia, porque é um assunto com o qual tenho mais afinidade, e o mais difícil é geometria. Tenho estudado todas as matérias, mas as exatas são a parte que muita gente tem dificuldade, e é a chance de conquistar muitas questões;, diz a aluna do cursinho Méson Pi. A estudante pretende utilizar a nota do Enem para cursar medicina. Também candidato à medicina, depois de cursar dois anos e meio de geologia, Fabrício Neiva, 24, acredita que a matemática é uma das matérias mais importante do exame. ;O foco maior do Enem é em matemática, mas a concorrência de medicina é preparada, então precisamos saber de todas as matérias;, diz.

[SAIBAMAIS]Na opinião de alguns alunos, o formato dos enunciados é um dos pontos perigosos da avaliação. ;A parte da matemática que acho mais difícil é a de funções, porque alguns enunciados são difíceis de interpretar e os textos são muito longos;, diz Beatriz Macedo, 19 anos, que deseja cursar direito na Universidade de Brasília (UnB) ou na Universidade Federal de Goiás (UFG). Candidata a uma vaga de odontologia na UnB ou na UFG, Maria Luiza Stangherlin, 18, também considera a interpretação de texto um ponto importante na prova de matemática.;Análise combinatória é a parte que acho mais complicada porque tenho dificuldade em interpretar o que é pedido;, revela. Para estudar, ambas as estudantes têm resolvido questões de provas anteriores.


Medidas socioeducativas


Aplicada cerca de um mês depois da prova oficial, a avaliação de segunda aplicação é destinada a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e a pessoas privadas de liberdade. A prova segue o mesmo formato do Enem regular: são 90 questões em cada dia de prova e uma redação.

Fique atento


As inscrições para o simulado on-line do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Correio Braziliense em parceria com IMP Concursos e Tempo de Concurso, vão até esta quinta-feira, 16 de outubro. Não há limite de vagas. A prova, composta por dois cadernos, é gratuita e será aplicada das 7h de 18 de outubro às 23h59 de 19 de outubro, no site . O gabarito será divulgado em 20 de outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação