Enem

Agora é hora das exatas

Penúltimo fascículo da série Correio Braziliense no Enem traz intensivo com 30 questões sobre ciências da natureza. Professores preveem que temas como ecologia e transformação de energia serão abordados no Enem, marcado para 8 e 9 de novembro

postado em 21/10/2014 09:58
Souad (E) e Beatriz estão dedicadas ao estudo de exatas. Para Beto, física não é problemaNesta semana, o fascículo da série Correio Braziliense no Enem trará um intensivo para a prova de ciências da natureza e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). ;A seleção de questões para o simulado foi feita a partir do que é mais abordado no exame. Há perguntas sobre saúde, ecologia e genética;, diz Regis Romero, professor de biologia do colégio Ari de Sá de Fortaleza, responsável pela videoaula desse fascículo. ;A prova tem um forte componente ambiental. Os alunos podem esperar questões sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, os conteúdos se relacionam com o dia a dia e com atualidades. Nesse contexto, uma notícia como a do ebola pode ser usada em questões sobre virologia ou pandemias;, explica Romero.

Das disciplinas que compõem a prova de ciências da natureza ; biologia, química e física ;, a física é das mais temidas pelos candidatos. ;Estou estudando bastante exatas, que é o que eu tenho mais dificuldade. Da prova de ciências da natureza, o mais complicado é física. Biologia é o mais fácil, mas tem muita coisa para decorar;, diz Ana Beatriz Anchieta Seixas, 17 anos. A estudante pretende utilizar a nota do Enem para cursar medicina na Universidade de Brasília (UnB). Nas últimas semanas, a aluna abriu mão das aulas regulares na escola para se dedicar inteiramente ao cursinho e ao preparo para o exame. A estudante de 3; ano Souad Abdalla Eltahir Elgak, 17, também tem dado atenção à disciplina. ;Estou focando mais nas exatas, principalmente em física, além de treinar bastante para a redação;, conta. A sudanesa, cuja família mora no Brasil há 14 anos, pretende estudar relações internacionais na UnB.

A prova de ciências da natureza, no entanto, não é motivo de preocupação para todos. ;Tenho facilidade com química e física. Acho que isso é uma vantagem porque às vezes as pessoas passam muito tempo se concentrando em uma matéria só, como física, enquanto eu só preciso entender uma vez como funciona a fórmula e aplico em outras questões, usando o mesmo modelo;, diz Beto Belchior Diniz Miranda, 17 anos. Ele quer estudar medicina ou engenharia mecatrônica na UnB ou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dicas

;O foco da prova deve estar nos fenômenos ondulatórios e na energia, principalmente na energia elétrica, o que também integra algumas questões de química, com estudo das reações e de química orgânica;, diz Thiago França, professor de física do colégio Mackenzie. Ele recomenda a resolução de avaliações anteriores durante a preparação para o exame. ;O modelo dos testes é recorrente, sobretudo a partir de 2009. Na hora da prova, é indicado começar pelas questões que o candidato considera mais fáceis. O aluno também deve chutar as questões de que não souber a resposta;, explica.

[SAIBAMAIS]O professor de física Gilberto Pinto Filho, do colégio Ideal, dá mais dicas de assuntos que costumam ser cobrados. ;A física que cai no Enem é ligada ao cotidiano. Destacam-se os fenômenos ondulatórios, como reflexão e difração. Outra habilidade cobrada é o conhecimento em eletrodinâmica e em fenômenos relacionados ao movimento, como as leis de Newton. Normalmente, as questões envolvem objetos e situações do dia a dia;, diz. A principal orientação para a hora da prova é manter a calma. ;Leia bem os enunciados, porque às vezes a resposta está na própria questão;, recomenda. A prova de ciências da natureza e suas tecnologias será realizada em 8 de novembro, sábado. Os inscritos terão 4h30min para resolver 45 questões de física, química e matemática. No mesmo dia, há ainda prova de ciências humanas, que inclui história, geografia, sociologia e filosofia.

Simulado

Desde ontem, os candidatos que fizeram o simulado on-line do Correio podem conferir o boletim de desempenho no site www.simuladocb.com.br utilizando o login e a senha. Os concorrentes podem apresentar recursos até as 14h de amanhã (21). Para interpor o recurso, é necessário preencher o formulário disponível no site do próprio simulado. O gabarito final será divulgado no próximo sábado, bem como o ranking com a classificação dos candidatos.

Último fascículo

Na próxima terça-feira, o Correio publicará o último fascículo da série Correio Braziliense no Enem, um intensivo sobre ciências humanas e suas tecnologias. O gabarito do simulado de hoje será divulgado no caderno Cidades amanhã. No site do Eu, Estudante, os candidatos podem conferir as respostas comentadas e assistir a uma videoaula nesta terça-feira. Para comprar os fascículos anteriores, basta ligar para (61) 3342-1000.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação