Enem

Suplemento oferece reforço para humanas

A 11 dias das provas, o Correio lança o último fascículo da série de preparação sobre ciências humanas. O cartão de confirmação de inscrição já está disponível no site do exame

postado em 28/10/2014 10:04
Gabriel Nobre (esquerda), Caroline, Victor Fernandes e Victor Vinícius têm visões distintas sobre o que é mais importante para estudarNa reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos da avaliação ganham mais uma fonte de estudo para fazer as últimas revisões. O oitavo fascículo da série Correio Braziliense no Enem traz um intensivo sobre ciências humanas e as tecnologias, que abrange conteúdos de história, geografia, filosofia e sociologia. ;O foco do fascículo está nas competências 4 e 6 da prova de humanas, o que inclui a compreensão de transformações tecnológicas e seus impactos na sociedade e a análise da relação entre o homem e a natureza;, diz Fernandes Epitácio, professor de geografia do colégio Ari de Sá, de Fortaleza.

O professor, que gravou a videoaula desse fascículo, cita ainda algumas datas-chave que podem ser tema de perguntas no exame, tanto na prova de humanas quanto na redação, como o centenário da Primeira Guerra Mundial, os 60 anos do falecimento do presidente Getúlio Vargas, os 50 anos desde a instauração da ditadura militar no Brasil e os 30 anos do movimento das Diretas Já. ;Como as questões vêm de um banco de itens, é importante que o aluno fique atento a acontecimentos relevantes que ocorreram desde 2013 até junho último;, explica Epitácio.

Os alunos do Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte estudam as disciplinas de ciências humanas pensando em possíveis temas para a redação. ;Acho que estudar história e geografia pode ajudar para a redação;, diz Victor Vinícius, 17 anos, do 3; ano. Ele pretende cursar engenharia civil na Universidade de Brasília (UnB). Gabriel Nobre, 17, concorda. ;Fiz o Enem no ano passado como treineiro e acho que saber de história e sociologia é importante para a redação;, diz ele, que também concorre a uma vaga em engenharia civil na UnB.

[SAIBAMAIS]Com facilidade nas matérias da prova de humanas, Victor Fernandes, 17 anos, aposta nas disciplinas mais básicas para obter uma boa nota no exame. ;Estou estudando mais português e matemática;, diz. Ele pretende fazer arquitetura e urbanismo na UnB e participar de um intercâmbio por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Em dúvida entre os cursos de medicina e direito, Caroline Moura, 18, está dando atenção a todas as matérias, não tem como focar só numa área.

Os candidatos ao Enem já podem confirmar a inscrição pelo site enem.inep.gov.br. Para acessar e imprimir o cartão de confirmação da matrícula, o estudante deve fornecer o CPF e a senha. O acesso aos cartões, previsto para o início da manhã de ontem, somente foi liberado à tarde.

Fique atento

; Confirmação de inscrição
O comprovante que confirma matrícula no exame está disponível para consulta desde ontem pelo site enem.inep.gov.br. Para acessar e imprimir o cartão de confirmação de inscrição é preciso fornecer CPF e senha. A partir desta segunda, os cartões enviados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), via correios, também começam a chegar aos endereços informados no ato de inscrição pelos participantes. Em casos de cartões devolvidos pelos correios, o Inep entra em contato com os participantes por mensagem de celular e e-mail. Quem não receber o cartão, não conseguir imprimi-lo pela internet ou encontrar erro no documento deve entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800 61 61 61.

; Última videoaula
O gabarito do fascículo intensivo sobre ciências humanas e suas tecnologias será publicado no caderno de Cidades hoje. No site do Eu, Estudante, os candidatos poderão conferir as respostas comentadas e assistir a uma videoaula hoje. Para comprar fascículos anteriores, basta ligar para (61) 3342-1000.

; Calendário
8 de novembro ; sábado
Horário: das 13h às 17h30 (horário de Brasília)
Provas: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias
9 de novembro ; domingo
Horário: das 13h às 18h30 (horário de Brasília)
Provas: linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, matemática e suas tecnologias

; Aula de revisão

No próximo sábado (1;/11), das 14h às 17h, a Faculdade Anhanguera oferecerá o Aulão do Enem nas quatro unidades de Brasília e na unidade de Valparaíso. No evento, professores farão uma revisão das principais matérias cobradas no exame. Os interessados devem se inscrever pelo site penofuturo.anhanguera.com/aluno/dicas-preparatorias-para-o-enem/inscrição. Os inscritos também poderão participar gratuitamente de plantão de dúvidas de matemática e português das 9 às 12h. Mais informações pelo telefone (61) 3615-9500.

; Preparatório grátis na internet

Para aqueles que querem aproveitar os últimos dias antes do Enem, o Sistema Ari de Sá transmite, pelo canal youtube.com/sistemaaridesa, aulas sobre as disciplinas cobradas no exame. As trasmissões acontecem todos os dias, das 21h às 22h. Em cada aula, dois professores respondem a quatro questões de uma das áreas de conhecimento. Os interessados podem participar por telefone, chat do Youtube ou Whatsapp. As aulas são gratuitas e acontecerão até 7 de novembro.

Os melhores do simulado

Ranking dos mais bem colocados no simulado on-line do Correio Braziliense em parceria com o IMP Concursos e o Tempo de Concursos. O simulado contou ao todo com 190 itens de múltipla escolha. Para a correção dos itens foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo método adotado no Enem. As provas on-line ocorreram em 18 e 19 de outubro e contaram com a participação de 2,9 mil pessoas.

1; ; Camila Damasceno Torres 726.8
2; ; Maria Clara Mesquita Leite 725.7
3; ; Tiago Hiroshi Meneses Saiki 724.3
4; ; Larissa Silva Valadares 723.2
5; ; Davi Rabbouni de Carvalho Freitas 710.0
6; ; João Eduardo de Assis Marques 703.6
7; ; Renata Fleury Centurion Ibarra 698.6
8; ; Rafael Medeiros Roriz 694.8
9; ; Pedro Henrique Pires Egler 690.3
10; ; Amanda Sagrilo Tondolo 689.8

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação