Enem

14 filmes para ajudar no Enem

Professores indicam produções que podem ajudar os alunos no Exame Nacional do Ensino Médio,em 8 e 9 de novembro. Entre documentários e obras de ficção, as produções reforçamo conteúdo e servem para espairecer, mas não substituem o tempo de estudo

postado em 04/11/2014 11:27

Eles (filmes) podem ajudar bastante. E vale a pena assistir desde os que tratamdas questões de história até os temas mais diversos,como biologia e geografia

Além dos livros e dos exercícios, assistir a filmes e documentários, visitar exposições e ler jornais pode contribuir para os estudantes que se Preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) assimilarem novos conteúdos. As histórias contadas nas telas, por exemplo, podem fornecer informações complementares e ser uma boa opção para descansar a cabeça dosmais de 8,7 milhões de candidatos que farão as provas em 8 e 9 de novembro. Os especialistas no assunto, no entanto, não recomendam que os alunos troquem as horas de estudo para ficar em frente à televisão.

Um filme bem escolhido é capaz de ajudar a responder às questões e na elaboração da redação. O professor de artes cênicas do Pódion e do Cecan, Eduardo Fernandes, indica obras nacionais para ampliar a capacidade de argumentação do aluno. Segundo ele, os filmes que abordam assuntos sociais, com contextos sobre a ditadura militar e manifestações culturais, por exemplo, podem ajudar o aluno a fixar o conteúdo aprendido. ;O que já viram na teoria pode ser reforçado por meio de imagens. É uma maneira de transferir para o espectador o que se passou em determinado período;, explicou.

Ele ressalta que o Enem não tem uma lista de obras, como o Programa de Avaliação Seriada (PAS), mas os filmes podem ser
uma maneira interdisciplinar de trabalhar o conteúdo. ;É importante lembrar que o candidato não deve parar de estudar nesta reta final para o Enem. Os filmes podem ser intercalados com os exercícios para fixar o conteúdo. É uma forma de aprender relaxando;, completou Fernandes. Entre as sugestões do professor, estão Desmundo, Carlota Joaquina, Bicho de 7 Cabeças, Carandiru e documentários. ;Gosto muito de Narradores de Javé. É pouco conhecido, mas mostra o avanço de uma pequena cidade, a necessidade de preservar a memória de um local. Poderia indicar umas 100 obras.;

Professor de história e sociologia do ColégioGalois, MárcioNunes disse que a prática de usar produções cinematográficas dentro de sala de aula pode complementar o ensino. Ele costuma usá-la entre um conteúdo e outro. ;Conectar as aulas, em um intervalo entre os temas, pode ajudar o aluno a entender um pouco mais sobre como as coisas aconteciam;, defendeu. Para ele, assistir a filmes que tratem de assuntos atuais também contribui para um bom desempenho nos exames. ;As questões do Enem e dos vestibulares, em geral, tendem a ter uma proposta mais interdisciplinar.OdocumentárioUma verdade inconveniente, por exemplo, é importante porque fala sobre o meio ambiente, tema atual e muito abordado nas provas;, exemplificou.

Resultado de sucesso
A estudante do 1; semestre de arquitetura da Universidade de Brasília (UnB) Luiza Coimbra de Oliveira, 17 anos,procurou outros meios para estudar além dos livros. Ela fez o PAS, o vestibular e o Enem.Passou em outras universidades, mas preferiu ficar em Brasília. ;Eu procuravamuito essesmétodos diferentes porque acho que a gente fixa melhor o conteúdo. Se a gente fica na mesmice, cansa a mente e não consegue absorver muito;, comentou. Além dos filmes de ficção e os documentários, ela se aprofundou em livros não didáticos. ;Recomendo o filme sobre Getúlio Vargas, o Nós que aqui estamos por vós esperamos, e um sobre o escritor teatral francês Moli;re;, indicou.

O estudante de engenharia de software Matheus Carters Proença, 18 anos, também recomenda aos candidatos assistirema filmes e documentários. ;Eles podem ajudar bastante. E vale a pena assistir desde os que tratam das questões de história até os temas mais diversos, como biologia e geografia;, comentou. Para ele, é Um jeito divertido de rever o conteúdo, se distrair e aprender um pouco mais.Matheus entrou na UnB pelo PAS, mas pretende fazer o Enem para cursar psicologia. ;Sempre me preparo assim, lendo revistas e vendo filmes;, finalizou.

O professor de história do Sigma José Augusto Brandão indica aos estudantes filmes dos quais eles podem absorver algumas questões conceituais, emvez de um conteúdo mais específico, mais exigido no Enem. ;O exame trabalha mais temas do que o conteúdo em si e essa dica pode ajudar a responder as questões;, explicou. O professor tem uma lista extensa de filmes para recomendar que vão desde aGrécia e a Roma antigas até temas mais atuais, como o apartheid, na África do Sul. Ele cita como exemplo os filmes Tempos modernos, Tempos de paz, Diários de motocicleta e Invictus, entre outros.Mesmo com tantos filmes à disposição, Brandão lembra que o método tradicional de estudo não deve ser substituído. ;É um complemento, o audio visual ajuda a guardar a informação;,completou.

Matheus Carters Proença,
18 anos, estudante de engenharia de software na

Confira as datas
das provas
8 de novembro
; Ciências Humanas e suas Tecnologias
e Ciências da Natureza e suas
Tecnologias
; DDuurraaççããoo:: 4h30
9 de novembro
; Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias, Redação e Matemática e
suas Tecnologias
; DDuurraaççããoo:: 5h30

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação