Enem

Estudante passa duas horas tentando escrever redação do Enem

Texto sobre publicidade infantil surpreendeu participantes do exame neste domingo

postado em 09/11/2014 18:12
Kleven esperava redação sobre política, manifestações ou falta de águaNeste domingo (9), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram uma hora a mais do que no primeiro dia de provas por causa da redação. No entanto, o tempo extra não foi suficiente para que o estudante de 3; ano Kleven Thiago Lopes, 18, pudesse fazer o texto sobre publicidade infantil com tranquilidade. Ele diz ter passsado duas horas tentando escrever. ;Os professores falaram que a redação seria sobre seca, política ou manifestações. Não esperava esse assunto;, disse. Ele, que pretende cursar educação física ou fisioterapia, acredita que não foi bem na prova de matemática. ;Teve muitas questões de geometria;, explica.

A estudante de 3; ano Júlia Monteiro, 18 anos, também foi surpreendida pelo tema da redação. ;Nunca tinha pensado sobre o assunto, mas os textos de apoio ajudaram;, diz. A prova trouxe três textos motivadores: um texto jornalístico que discute se a publicidade infantil deve ser proibida no país, um infográfico sobre regulamentação da publicidade para crianças em outros países, e outro texto sobre a criança como consumidor do futuro. Karina Amaral, 21 anos, pretende cursar psicologia ou letras na Universidade de Brasília (UnB). ;Não esperava esse tema, mas já tinha conversado sobre isso com amigas, o que ajudou;. A assistente administrativa não está confiante sobre seu desempenho no segundo dia de provas de Enem. ;Se eu não passar, vou tentar novamente;, diz.

[SAIBAMAIS];Os simulados que fiz na escola não chegaram nem perto do que foi o Enem na parte da redação;, diz Kessia Kelle Romeiro, 18 anos. A aluna de 3; ano pretende fazer serviço social. ;Achei que não ia conseguir escrever, mas com o passar da prova pude refletir e desenvolver o texto;, explica. Para ela, a prova de lingugens foi fácil. O estudante Júlio Jackson Gabriel, 17 anos, que concorre ao curso de biomedicina na UnB, preferiu fazer a redação antes de começar a prova objetiva ;Prefiro focar só no texto antes de acabar o tempo;, diz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação