Enem

Polícia Federal investiga suposto vazamento de redação do Enem 2014

Estudante de Picos (PI) diz que recebeu uma foto com o tema da redação, antes do horário oficial de início da prova

postado em 13/11/2014 12:17
Um candidato do Enem 2014 denunciou à Polícia Federal do Piauí um suposto vazamento do tema da redação da prova. O estudante de Picos (PI) Jomásio Barros, 17 anos, divulgou um vídeo depois de fazer o exame, no domingo (9/10), com uma foto da cópia da proposta "Publicidade infantil em questão no Brasil" às 10h47m daquele dia (11h47m de Brasília), antes do horário oficial de início do Enem, às 13h.

Na tarde desta quarta-feira, ele entregou seu celular à Superintendência da Polícia Federal para perícia do material. No vídeo, que teria sido gravado às 14h14m (15h14m de Brasília), Jomásio aparece retirando o aparelho telefônico de dentro de um saco lacrado fornecido pelo Inep para depósito de material proibido durante o Enem.

[SAIBAMAIS]A imagem com o tema da redação teria circulado em diferentes grupos de WhatsApp antes da prova. Jomásio, por exemplo afirmou que recebeu a foto de um grupo da rede social do qual participam cerca de 40 pessoas. Num primeiro momento, ele não tinha acreditado na imagem que recebera pela manhã. Mas ao fazer o exame à tarde, o candidato se deparou exatamente com a mesma prova. Ao chegar em casa, o estudante gravou o vídeo com a denúncia.

Em nota, o Inep informa que a Polícia Federal está investigando o caso, já apreendeu o celular e está realizando perícias no aparelho. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, desde o início do exame, outras denúncias foram recebidas e, quando apuradas, todas se mostraram infundadas. "O Inep trabalha em conjunto com a PF para dar, cada vez mais, rigor e segurança à aplicação do exame, garantindo assim a isonomia entre os participantes;, diz a nota

Jomásio postou no Facebook a imagem da redação às 15h41 da tarde de domingo, enquanto a prova ainda estava sendo aplicada em todo o Brasil. Ele ainda questionou a confiabilidade do Enem na postagem:

"E agora???????? Como um exame à nível nacional (sic) pode ser totalmente seguro e confiável se o tema da proposta de redação já tinha chegado até em mim....", escreveu Jomásio.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, já está sendo feita perícia no celular apreendido. Também serão ouvidos todos os envolvidos no caso, como o denunciante e outros candidatos que tenham recebido a foto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação