postado em 22/12/2014 19:02
Para o professor Chico Sores, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aníseio Teixeira (Inep), a comparação de resultados entre as notas das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 só é válida levando-se em consideração critérios como o nível socioeconômico e a quantidade de alunos. ;Não dá para falar só sobre resultados: é preciso ter contexto. Separar as 100 melhore escolas é muito pouco informativo porque você tem escolas de 20 alunos e escolas com 300 alunos;, assinala.[SAIBAMAIS]Os resultados foram liberados hoje pelo Inep e revelam que, entre as 100 melhores instituições de ensino, 77 estão no Sudeste. Entre as piores, três são do Maranhão. ;Há uma grande confluência das notas com o nível socioeconômico. As escolas do Sudeste figuram como as melhores não por causa da região, mas sim por atender alunos com melhor nível socioeconômico;, disse quando questionado sobre o assunto.
A divulgação dos resultados deste ano incluiu uma coluna com a média dos 30 melhores alunos de cada escola. ;Esta é a grande novidade para analisar os melhores estudantes. Assim é possível comparar melhor escolas de diferentes portes;, observou.
Soares orienta que as escolas devem usar os resultados para melhorar, procurando se comparar com colégios de perfil semelhante. ;A escola pequena deve olhar as que se parecem com ela e que tiveram desempenho melhor para poder avançar.;