Entre os conteúdos preparados pelo Especial Enem para os candidatos ao exame, um guarda lugar singular pela proximidade com o aluno, aprofundamento do tema e abertura para todos os públicos. Na oficina de Redação Nota 1000, os interessados saem da leitura do jornal impresso e on-line para materializar-se no auditório do Correio. Ali, na interação com a especialista no tema Dad Squarisi, três horas se passaram correndo na primeira edição da atividade, realizada em 28 de setembro. Detalhes minuciosos de como alcançar a excelência na dissertação foram abordados. Não tem segredo, garante a professora.
Na ocasião, Squarisi pontuou o que considera as regras de ouro para alcançar a nota máxima e os critérios exigidos na proposta e na correção do exame. Passo a passo, a professora intercalou explicações sobre os conceitos com espaços para que os alunos produzissem breves textos, lidos em seguida em voz alta por quem levantasse a mão.
Não houve quem ficasse de fora. ;Pra mim, foi fundamental o emprego desse método, já que tenho muita dificuldade. Com os exercícios passados, posso conseguir uma boa nota. Vou repeti-los em casa para ver se evoluo;, diz Susana Santos, 18 anos, estudante do ensino médio. A aluna compareceu ao auditório procurando evoluir na escrita, empecilho na busca dela pela vaga no curso de nutrição, que pretende alcançar por meio do Enem deste ano.
;A participação de todos foi o mais legal, assim como os exemplos concretos dados por ela;, afirma Lucas Oliveira, 18. Ex-estudante do Centro de Ensino Médio 1 do Riacho Fundo (CEM 1), ele foi à oficina para aprimorar a preparação para o exame, que enxerga como porta de entrada para o sonhado curso de marketing.
Parágrafo
;É tudo muito simples. Só precisamos ter as ideias organizadas para não sair por aí navegando como se navega na internet;, afirmou Dad Squarisi na abertura do bate-papo. Ao longo da atividade, ela apresentou oito textos, utilizados no auxílio da construção de um parágrafo e dos itens básicos de uma argumentação ; o que é o tema, para quem, para quê e como chegar lá.
Enquanto unidade de composição, os parágrafos têm ;suas manhas;. Quando se lê um livro, são eles que, apresentados em blocos, determinam o desenvolvimento da argumentação. Sem ele, tudo vira um emaranhado de frases que podem confundir mais do que explicar. ;Não é por acaso. Nós fazemos o parágrafo para facilitar a escrita. Cada um deles apresenta uma ideia e, juntos, dão unidade.;
Tópico frasal
O modo mais simples de ler e escrever um bom parágrafo é atentar para o tópico frasal. Na leitura, localizá-lo no texto possibilita ao candidato situar-se sobre o que está posto em pauta. Vale para tudo: geografia, física, matemática, história e o que mais vier. ;Se prestarmos atenção, veremos que os textos de referência da redação têm esse formato;, exemplifica a professora. ;Interpretar o texto dado é minha maior dificuldade, não tanto escrever. Preciso ler mais, o que ajuda a desenvolver o vocabulário;, concorda Karolay Sousa, 18. A jovem terminou o ensino médio em Manaus (AM) e, agora que chegou ao Distrito Federal para fazer curso técnico no Instituto Federal de Brasília (IFB), aproveitou a oficina para se preparar também para o Enem.
Na escrita, da mesma forma, iniciar o parágrafo com um bom tópico frasal abre caminhos. ;Eu começo com a ideia mais importante, uma sentença sozinha, que começa com letra maiúscula e termina no ponto. Tudo o mais é desenvolvimento;, disse a professora. Para tanto, na oficina, Dad Squarisi lançou mão de um parágrafo sem tópico frasal inicial, a ser preenchido pelos alunos. As respostas surgiram naturalmente, de modo propositivo e organizado.
;Meu maior dilema é desenvolver a redação. Aqui consegui tirar a primeira ideia do papel, agora é treinar para o resto;, disse Susana Santos. Na sequência, a professora inverteu os métodos: deu aos participantes a primeira frase e coube a eles escrever todo o parágrafo a partir dela.
Regras de ouro
Entendidos os conceitos básicos, Dad Squarisi elegeu também aqueles que podem levar o candidato além. A nota 1000 na redação, tão almejada, pode vir pelo que ela chama de ;regras de ouro; da dissertação: menor é melhor, menos é mais e variar para agradar. São três qualidades do estilo que levam à excelência na escrita. A primeira delas auxilia decisivamente na compreensão do leitor. ;Sentenças grandes demais fazem com que ele se perca. Sempre que puder escrever algo com menos palavras, faça isso. ;A segunda regra proporciona a leitura mais fluida e enxuta. ;Menos é mais: menos palavras, mais informação;, sintetiza.
Variar para agradar, por sua vez, garante que o candidato não torne a redação enfadonha para o leitor. ;É importante variar o vocabulário. Muitas vezes, o texto está ótimo, bem escrito, porém está repetindo termos. Use sinônimos ou mude as estruturas.;
;Foi bem proveitosa a oficina;, resume Anderson Rodrigues, 20. ;A professora passou pontos importante para fazer uma dissertação boa. Para mim, é difícil formar a ideia, ter noção do texto como um todo.;
;É interessante pela gratuidade, em primeiro lugar. A maioria é de jovens que vão fazer o Enem e nem sempre têm a melhor preparação;, afirma Karolay Sousa. Na primeira edição, ela trouxe amigos a tiracolo e, se puder, comparecerá novamente. ;A primeira aula é importante, mas a segunda fixa na mente, auxiliando no desempenho.;
para a escrita perfeita da dissertação. próximo encontro será em 19 de outubro. Inscreva-se!
; Fica o convite
Logo mais tem nova oficina. Fique ligado: a iniciativa é gratuita e aberta ao público interessado. A segunda edição ocorre em 19 de outubro, das 15h às 18h, no auditório do Correio Braziliense (SIG, Qd 02, n; 340). Para se inscrever, basta acessar o Especial Enem (www.correiobraziliense.com.br/euestudante/enem-2017/#inscricao) e preencher os dados.