postado em 16/10/2017 17:52
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta segunda-feira (16) a cartilha do participante, conhecida entre os candidatos como Manual de Redação do Enem. O documento, lançado anualmente, serve como referência aos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visando a transparência quanto à metodologia de avaliação da redação e detalhando cada uma das cinco competências exigidas. Clique aqui e
leia o documento na íntegra. Além disso, traz ao público alguns exemplos de dissertações que alcançaram a nota máxima em outras edições, seguidas de comentários sobre cada uma delas.
As cinco competências do exame envolvem domínio da modalidade escrita, compreender a proposta e aplicar os conceitos de variadas áreas, demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos na construção da avaliação, selecionar, relacionar e interpretar informações, e elaborar proposta de intervenção.
Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar à tão sonhada nota 1.000. Havendo discrepância entre as notas dos dois primeiros, um terceiro avaliador.
Libras
No ano em que estreia um novo recurso de acessibilidade para surdos e deficientes auditivos, a videoprova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Enem estreia sua primeira Cartilha do Participante ; Redação no Enem 2017 em Libras. Ao todo, são 26 vídeos, com todo o conteúdo da cartilha tradicional. A Cartilha da Redação em Libras está disponível no perfil do Inep no YouTube. Além da utilização da Libras na prova e na cartilha, esse recurso é também utilizado nos vídeos de orientações e na campanha para as redes sociais.
Regras
A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, o participante deverá defender uma tese ; uma opinião a respeito do tema proposto ;, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
para acessar a Cartilha do Participante ; Redação no Enem 2017
para acessar a Cartilha do Participante ; Redação no Enem 2017 em Libras