Enem

Especial Enem lança Simulado CB on-line nessa segunda-feira (30)

Prática e intuitiva, ferramenta traz 100 questões de todas as provas para quem está prestes a fazer o exame

Jairo Macedo-Especial para o Correio
postado em 29/10/2017 10:00
Theresa Kamashiro, 20 anos:No futuro, talvez até as provas sejam on-line
A nova ferramenta preparada pelo Especial Enem para quem vai fazer o exame chega em boa hora. A uma semana da primeira prova, a melhor pedida para avaliar o desempenho é o Simulado CB, um simulado on-line fruto de parceria entre Correio Braziliense e o curso pré-vestibular Exatas. Serão disponibilizados dois simulados, totalizando 100 questões exclusivas de todas as áreas de conhecimento cobradas no exame, a serem respondidas em intervalos de tempo que simulam o que o candidato encontrará na avaliação.

Gratuito e aberto a todo o público, o recurso está disponível a partir desta segunda-feira (30). Para o primeiro simulado, o estudante pode responder 50 questões para as áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Dividido por disciplinas, o primeiro teste envolve português, história, geografia, filosofia, sociologia, artes e língua estrangeira (inglês ou espanhol). Para cada matéria, o estudante tem 30 minutos para resolver todas as questões.

A primeira leva de questões permanece acessível até 4 de novembro, dia anterior à primeira prova. A partir de 6 de novembro, será disponibilizado o segundo simulado, também com 50 questões, dessa vez envolvendo as disciplinas da avaliação de ciências da natureza e matemática.
Pablo Piau, 18 anos: Facilidade de acesso e flexibilidade
Para executar o teste, basta acessar o site, preencher breve cadastro de dados pessoais, por meio de conta no Facebook ou e-mail.

Prático e intuitivo
O Simulado CB foi concebido para ser prático, intuitivo e adaptado para todas as plataformas. Há um ano, o Curso Exatas incluiu na rotina de simulados a opção do aluno realizá-los on-line. A resposta dos estudantes tem sido positiva. ;Fiz dois on-line e a experiência foi muito boa. Me ajudou a conciliar as matérias, pois não me estressei tanto quanto na atividade presencial. Gasto menos tempo, não preciso me arrumar para sair e, em casa, fico mais confortável;, avalia Theresa Kanashiro, 20 anos. ;Nessas últimas semanas, o tempo de estudo pesa. A ferramenta é boa, pois traz facilidade de acesso e flexibilidade para adaptá-la ao seu horário;, acrescenta Pablo Piau, 18, que também fez os simulados do curso.
A jovem, que fará o Enem em busca do curso de medicina, acredita nesse caminho como natural e condizente com seu tempo. ;O cenário atual pede isso. Estamos na era tecnológica, vivendo-a. Acredito que a inclusão do simulado nesse meio da tecnologia é necessário para acompanhar as mudanças na sociedade. No futuro, talvez até as provas talvez sejam on-line.;
Professor César Augusto: Desempenho on-line não deve nada ao presencial
César Augusto Severo, professor de física e coordenador pedagógico do Exatas, conta que os desempenhos dos alunos nos modos virtual e tradicional não são desproporcionais. ;Não muda nada, são muito semelhantes. São modos diferentes de cumprir a mesma atividade, que serve para mapear em que pontos a preparação do estudante está correta e no que ela ainda precisa melhorar.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação