Enem

Depois do primeiro dia de Enem, alunos continuam estudando

Um dia após a primeira prova do exame, candidatos voltam aos estudos se preparando para a batalha final: ciências exatas e da natureza

Felipe de Oliveira Moura*
postado em 06/11/2017 20:30

Mário Sérgio Rodrigues, João Lourenço, Gabriela Strini e Alexia Hannesch  só vão descansar depois do segundo dia de provas

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi no domingo (5), quando foram aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas. Mas a uma semana da segunda parte do exame ; bastante decisiva, por sinal ;, candidatos voltaram aos estudos em ritmo forte, como vinham fazendo até então. No próximo domingo (12), os inscritos encararão testes de matemática, física, química e biologia. Até lá, descansar é palavra proibida para alguns; outros, no entanto, têm apostado numa revisão mais leve. Mas apenas após o próximo dia 12 é que será momento de relaxar.
João Lourenço, 19 anos, que pretende cursar medicina com a nota da prova, afirma que a rotina de estudos voltou ao normal nesta segunda-feira (6), com foco na revisão dos conteúdos aprendidos. ;Este é um tempo para você passar pelo conteúdo que aprendeu há seis meses, relembrar os conhecimentos.; O jovem não vai focar o que não estudou ainda, apenas se perceber que algo importante não foi absorvido. ;Neste caso, certamente, eu pararia para aprender;, diz. Ele não checou como se saiu na prova de ontem (5) por meio de gabaritos extraoficiais, como o elaborado pela equipe do Centro Educacional Sigma e publicado no Correio Braziliense.

Disponível simulado para o segundo dia do Enem

[SAIBAMAIS];Se eu conferisse o gabarito, poderia me desanimar. Dar uma semana de foco apenas para exatas é muito importante;, aposta. Gabriela Strini, 20, aproveita o período para fazer provas antigas do Enem e revisar conteúdos específicos. ;Eu estou revisando e preenchendo lacunas, ao lembrar de alguma coisa que vi na aula e não estudei. Uso dois dias ou três dias para revisar cada parte no máximo;, relata. Assim como o colega João, que faz cursinho pré-vestibular no mesmo local, o Méson Pi, ela não ousou conferir as respostas em gabaritos extraoficiais. ;Se o resultado fosse negativo, poderia me desanimar. E, se fosse muito bom, eu acharia que estaria preparada o suficiente, a nota ia subir à cabeça e eu relaxaria;, admite.

Rotina incansável


Alexia Hannesch, 17, cujo desejo é a aprovação em medicina, voltou à rotina de estudos, com monitoria pela manhã e aulas à tarde. A insegurança após o primeiro dia de prova é combatida com exercícios. ;Fico um pouco insegura, então resolvo questões das matérias que vão cair e isso me ajuda. Nos dois dias antes da próxima prova, meu foco será fazer provas antigas.; Diferentemente dos colegas, ela conferiu o gabarito extraoficial. ;Eu vi o resultado apenas na parte que achei que me sairia melhor: geografia e história. Isso não me atrapalha para a prova de domingo, como sou melhor em exatas, estou mais confiante;, afirma.

Mário Sérgio Rodrigues, aspirante a uma vaga em direito, afirma que o único período em que vai descansar é durante a noite. O momento é de dedicação e não de relaxar completamente. ;Agora vou focar nos exercícios de exatas e biológicas, resolvendo o que foi aplicado no Enem desde 2009 até agora. Esta semana, virei de manhã resolver os exercícios na monitoria; à tarde, tenho aulas; e, à noite, eu paro para descansar;, conta.

*Estagiário sob supervisão de Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação