Enem

Live aborda ciências da natureza e TRI nessa quinta (9), às 15h

Convidado é Gilver Ferreira de Oliveira, professor de química da rede pública do Distrito Federal e assessor da subsecretaria de Educação do DF

postado em 08/11/2017 18:48
A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada em 12 de novembro, trará aos candidatos as provas de ciências da natureza (composta por química, física e biologia) e matemática. Pensando nisso, a próxima live do Especial Enem ; marcada para quinta-feira (9), às 15h ; traz como convidado Gilver Ferreira de Oliveira, professor de química da rede pública do Distrito Federal e assessor da subsecretaria de Educação do DF. Ele comparece à redação do Correio para tratar da sua disciplina e, de quebra, ainda esclarecer pontos da Teoria de Resposta ao Item (TRI), método pelo qual o exame estabelece o desempenho dos candidatos.

;Pela secretaria de Educação, tenho percorrido o DF falando da TRI, esclarecendo as dúvidas dos alunos e proporcionando que eles criem pequenas estratégias a respeito;, conta o professor. Nessas oportunidades, ele faz um apanhado geral da teoria, criada ainda nos anos 1960 e, no Enem, aplicada desde 2009. Ela consiste na divisão das questões em função da dificuldade (fáceis, médias e difíceis). Se constatado que o inscrito errou muitas perguntas fáceis e acertou difíceis, o algoritmo deduz que se trata de desempenho improvável, fruto de muitos "chutes".

Para ele, não é algo com que o aluno deve se preocupar profundamente, mas estar a par dos conhecimentos básicos. ;Não influencia decisivamente o comportamento dos estudantes nas provas. Nas minhas falas, os convenço de que não podem errar as questões tidas como mais fáceis, pois são muito valorizadas no exame. A TRI mede, sobretudo, a coerência no conhecimento do aluno;, explica.

Ciências da natureza
Enquanto professor de química, Gilver Ferreira de Oliveira não acredita em grandes surpresas na disciplina para o Enem 2017. ;A grande novidade é que a prova será aplicada junto à de matemática, o que pesa o nível de cálculo exigido no próximo domingo;, diz.

Participe!
As lives de Facebook do Especial Enem são transmitidas pela página do Eu, Estudante nas redes sociais. A interação direta com o público dá o tom do bate-papo. Acompanhe ao vivo nesta quinta-feira (9), às 15h, e participe com perguntas e comentários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação