Enem

Preparar a mente para ir bem no Enem

Diante da ansiedade e do estresse às vésperas da segunda prova, aplicada no próximo domingo (12), exercícios, pilates e música são aliados desejáveis dos candidatos

Felipe de Oliveira Moura*
postado em 08/11/2017 19:31
Lydia Joffily, psicóloga e psicoterapeuta corporalA quatro dias da prova de ciências da natureza e matemática, os candidatos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adotam estratégias e metas a serem cumpridas. O discurso deles, normalmente, cita os termos ;desacelerar;, ;descansar;, ;revisar;. São as palavras-chave do momento. As dicas dos professores também seguem a mesma lógica. Mas, afinal, como trabalhar e preparar a mente para o desempenho máximo possível no grande dia? A psicologia tem algumas orientações para esta última semana de afinco dos participantes nos estudos. Estresse e ansiedade podem prejudicar a rotina da véspera do exame.

O importante é que esse intervalo entre as provas seja aproveitado para descansar e distrair. Rever alguns pontos é o máximo para o momento. É o que aconselha a psicóloga Lydia Joffily. ;Tentar aprender conteúdo novo em pouco tempo pode trazer muita ansiedade e sensação de que ;não vai dar conta; do recado. O cérebro relaxado é capaz de lembrar mais o conteúdo, resolver melhor as questões e se organizar no tempo disponível para fazer a prova.;

Lydia, que também é psicoterapeuta corporal, dá algumas dicas de exercícios que ajudam a relaxar a mente frente à tensão com a proximidade da prova: ;Atividades físicas leves, pilates ou alongamento podem ajudar a aliviar o estresse e liberar serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pelo prazer e relaxamento;.

Ansiedade, a vilã dos candidatos
Para a psicóloga, a ansiedade é particular a cada pessoa e os efeitos negativos que ela traz não devem passar desapercebidos. ;Muitas vezes, a ansiedade está ligada a situações perturbadoras ou até traumáticas vividas anteriormente. Nesses casos, podem minar a sensação de ser capaz;, afirma.

Para ela, é importante que o participante tenha acompanhamento por parte de um psicólogo no processo de preparação para o Enem. No entanto, aqueles que não têm condições financeiras podem encontrar soluções de outras maneiras: ;Quem não está, no momento, sob nenhum acompanhamento profissional específico, pode fazer exercícios de respiração, meditação guiada ou relaxamento. É possível encontrar vídeos no youtube e até aplicativos que ajudam quem não tem prática;.


4 dicas para mais segurança e foco antes de começar a prova
Lydia Joffily é graduada em psicologia pelo UniCEUB (Centro Universitário de Brasília)

1. Sentar na cadeira da prova e, antes de começar, sentir os pés, as costas e o bumbum bem apoiados. Se precisar, aperte os pés no chão ou mexa os dedos dos pés.
2. Perceba o ambiente em volta: olhe, ouça. Em momentos de estresse, perdemos o senso de orientação.
3. Se estiver ansioso: solte o ar! E não puxe mais ar para dentro. Precisamos ;esvaziar; para a respiração entrar livremente em seguida.
4. Se der branco, volte a fazer algum dos exercícios acima. Ninguém vai ninguém vai perceber! Trazer a atenção para corpo pode ajudar a centrar e retomar.

* Estagiário sob a supervisão de Ana Sá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação