Publicidade

Correio Braziliense

Ansiedade para enfrentar os cálculos no Enem

Na segunda e última etapa do Enem 2017, milhões de estudantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza. Procedimentos envolvendo números e fórmulas preocupam alunos


postado em 11/11/2017 10:00 / atualizado em 10/11/2017 15:00

A segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse ano acontece nesse domingo (12). Os portões se fecham às 13h e, a partir daí, os milhões de candidatos que fazem as provas estarão às voltas com números, fórmulas e cálculos das mais diversas ordens. Isso porque, pela primeira vez, as provas de ciências da natureza (que envolvem física, química e biologia) e matemática serão aplicadas no mesmo dia de exame. A habilidade com cálculos prevalece entre as questões. Seja nas fórmulas de física, no cálculo estequiométrico de química ou nas proporções em genética, lá está ela.
 
André, Karina, Milena e Ângelo Francisco: expectativa para o exame de domingo(foto: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
André, Karina, Milena e Ângelo Francisco: expectativa para o exame de domingo (foto: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
 
 
A vontade de fazer logo a prova e acabar, por bem ou por mal, com a expectativa prevalece. Afinal, no último domingo foram cinco horas e meia de avaliação, em linguagens, ciências humanas e redação. Maria Eduarda, 18 anos, preocupa-se especialmente com o desempenho na prova de matemáticas e suas tecnologias. Ela, que pretende cursar letras, não tem lá muita intimidade com os números. “Matemática é mais difícil porque são 45 questões só dela. Você precisa tirar uma nota boa e eu não sou boa em contas.”

Para Rafael Silva, 20, que busca uma vaga no curso de engenharia mecânica, as exatas nunca foram um problema. Ainda que ele acredite que as contas exigidas no Enem não são de nível tão elevado, não custa nada alguma precaução. Nas questões de física, a disciplina que ele mais domina, o grau de exigência não parece ser grande para ele. Quanto à outra prova, a preocupação é maior. “Para esse domingo, nós estudantes devemos ficar preocupados com a matemática, porque ela é apresentada sozinha, em prova longa e exclusiva.”

Novidade divide opiniões
Acostumados com o formato que colocava matemática, linguagens e redação no mesmo dia de aplicação, os candidatos divergem quando o assunto é o efeito da mudança para 2017. “É negativo para o primeiro dia do Enem, pois é muito texto pra você ler. No segundo dia, ficou mais tranquilo, afinal, mesmo que matemática exija muitas, a maioria das questões você acerta no detalhe”, afirma Rafael Silva.

Yasmin Calazans, 17, acredita que a mudança foi prejudicial. “Talvez fique mais difícil, porque com o maior tempo para responder às questões de matemática o nível pode aumentar”, afirma a jovem, que sonha com uma graduação na área de biologia.
 
Alívio em outras disciplinas
A dificuldade em matemática é quase unânime. Quanto à disciplina mais leve no exame, as opiniões dos alunos se dividem. Para Rafael Vittor, 18, que pretende cursar economia, física é o forte. “Física, porque eu considero os cálculos mais fáceis e também tem uma parte de raciocínio lógico”. A aversão às contas e o gosto pessoal se refletem na preferência de Maria Eduarda pela biologia. “Tenho mais facilidade com biologia, algo que gosto e por ser uma prova mais dinâmica”.


*Estagiário sob supervisão de Ana Sá.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

MEC lança diploma digital 20:01 - 10/12/2019 - Compartilhe

MEC lança diploma digital

publicidade
MEC lança diploma digital. Acompanhe ao vivo 15:04 - 10/12/2019 - Compartilhe

MEC lança diploma digital. Acompanhe ao vivo

publicidade
Começa a primeira edição da FeLiB 14:46 - 09/12/2019 - Compartilhe

Começa a primeira edição da FeLiB

publicidade
Na passarela: a diversidade 17:35 - 08/12/2019 - Compartilhe

Na passarela: a diversidade

publicidade
publicidade
publicidade
Anhanguera oferece vestibular solidário 13:20 - 06/12/2019 - Compartilhe

Anhanguera oferece vestibular solidário