Enem

Enem: candidatos terão acesso gratuito ao transporte público por meio do passe estudantil

O exame apresenta hoje, pela primeira vez, matemática e ciências da natureza no mesmo dia. O novo formato divide opiniões entre os alunos

Felipe de Oliveira Moura*, Jairo Macedo-Especial para o Correio
postado em 12/11/2017 08:00

André, Karina, Milena e Ângelo Francisco: uns gostaram das provas de exatas no mesmo dia, outros, não
Chegou a última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Quem se saiu bem no primeiro dia de provas ; que contou com redação, linguagens e ciências humanas ; tem a avaliação de hoje para consolidar o ingresso numa boa instituição de ensino superior. Para os que acham que ficaram abaixo da expectativa, não é hora de desanimar: na nova divisão do Enem, as matérias de exatas ; ciências da natureza (biologia, física e química) e matemática ; chegam juntas no segundo dia e podem ser fator de desequilíbrio a favor de quem tem alguma intimidade com números.

;Para mim, o novo formato é benéfico. Quando matemática vinha com português e redação, por exemplo, eu me atrapalhava muito na administração do tempo;, relembra o estudante Ângelo Francisco de Oliveira, 18 anos, que pretende entrar em faculdade de administração ou nutrição. ;Eu gostei de todas as exatas juntas;, concorda Karina Ketlen, 17, que participa do Enem pela primeira vez. ;Não fiz no formato anterior, mas acredito que era pior. Hoje, depois de vários simulados, acredito que você consegue seguir uma linha de raciocínio, ficando só na parte de cálculos durante a prova inteira. Na primeira etapa, com disciplinas voltadas mais para humanas, senti facilidade de raciocínio também.;

André Guilherme Petruceli, 20, discorda. Para ele, que sonha em cursar medicina, o formato antigo era mais dinâmico que a rigidez da nova organização. ;Quando humanas e exatas vinham ;misturadas;, era mais tranquilo, pois, quando a cabeça ficava muito cheia de uma, você podia passar para outra. Essa transição tornava o exame mais leve, menos maçante;, diz. ;Tanta conta junta embaralha a cabeça;, queixa-se também Milena Magalhães, 18, que busca graduação em veterinária.

Liberados


No primeiro dia do Enem, 30,2% dos 6,7 milhões de estudantes inscritos não compareceram às provas. Quem faltou à etapa inicial não está impedido de participar desta segunda fase, conforme informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), responsável pelo exame. As provas serão corrigidas normalmente. O órgão esclarece, contudo, que a nota não poderá ser usada para ingresso no ensino superior, pois o inscrito não participou do processo completo. Além disso, o estudante isento de pagamento da taxa de inscrição que não comparecer às provas e não se justificar por meio de documento legal perderá o direito a nova isenção em 2018.

Em caráter extraordinário, o Inep decidiu que alunos que não transcreveram a frase do caderno de questões no primeiro dia terão as provas corrigidas. Contudo, o órgão esclarece que não está vetada a necessidade da transcrição para o segundo dia. Todos os participantes devem ficar atentos às orientações na capa do caderno.

Não é obrigatória a apresentação do cartão de comprovação de inscrição, mas o Inep recomenda que o aluno o leve, pois facilita o acesso a dados, como o local de prova. O cartão pode ser acessado na página do participante: https://enem.inep.gov.br/participante.


Transporte


No DF, o passe livre estudantil será liberado neste domingo. Assim, os candidatos terão acesso gratuito ao transporte público. Os ônibus circulam com a escala de domingos e feriados, de 40% da frota, com possibilidade de aumentá-la nos horários de pico, a partir das 12h ; quando os portões das escolas se abrem para o Enem ; e das 18h, quando a prova se encerra. O metrô funciona hoje das 8h30 às 19h, com todas as estações abertas para embarque e desembarque. São 167 locais de provas no DF, sendo 120 escolas públicas e as quatro unidades do Instituto Federal de Brasília (IFB). Ao todo, 125 mil estudantes da cidade estão inscritos no exame.

Assim como na primeira etapa, o Especial Enem, do Correio, promoverá correção das provas ao vivo, a partir das 19h, com professores convidados do Centro Educacional Sigma. Assista pela página do Facebook do Eu, Estudante (facebook.com/euestudante).

*Estagiário sob supervisão de Ana Sá

Não leve

; Chaves, lápis, livros, manuais, borracha, anotações, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, impressos, lapiseira, óculos escuros, caneta de material não transparente, dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes)


O que levar


Obrigatório

; Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente
; Documento oficial de identificação original com foto

Aconselhável
; Cartão de Confirmação de Inscrição
; Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do coordenador de local (caso precise

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação