Os gabaritos dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ontem (14). O Correio Braziliense, em parceria com o Centro Educacional Sigma, havia apresentado um padrão de respostas extraoficial no site Eu, Estudante e durante live no Facebook. Entre os 120 itens do primeiro domingo de prova (5) e os 90 do segundo (12), houve apenas uma divergência, na parte de ciências da natureza, numa pergunta de biologia (questão 104 no caderno rosa; 110 no amarelo e no laranja; 113 no cinza; e 109 no azul).
A equipe de professores do colégio marcou a opção E, enquanto a banca do Enem definiu a alternativa A como a correta (saiba mais em O item da discórdia). Para o coordenador geral de ensino médio do colégio, Eli Guimarães, o fato de a diferença ter sido mínima é motivo para comemorar. ;É um dado excelente. Os gabaritos que a gente vê, em geral, estão na ordem de concordância de 97%;, compara. ;Os professores do Sigma apresentaram apenas um item divergente, e ainda com justificativa. Isso é motivo de extremo orgulho, mostra o envolvimento e o comprometimento da escola para conhecer o Enem.;
Alessandro Santana Reis, professor de biologia no Sigma há 15 anos, justifica o desencontro com o gabarito oficial: ;O texto da questão diz que o fenômeno da piracema impacta a reprodução de peixes, consequentemente, isso afetará o número de espécies e de indivíduos na população;. Segundo o docente, as duas possibilidades são passíveis de responder ao comando da questão. ;A primeira opção trata do aspecto físico já que o fluxo mexe com o percurso, há uma barreira;, diz. Alessandro não estranhou a divergência. ;Já esperávamos, mas continuamos sustentando nossa resposta.;
Recurso
O edital do Enem não prevê a possibilidade de os candidatos entrarem com recurso caso discordem do padrão de respostas da banca. Questionado sobre o motivo, o Inep não respondeu até o fechamento desta edição. À frente da coordenação do ensino médio no Sigma, Eli Guimarães acredita que a falta de abertura para o diálogo sobre a resolução dos itens é negativa. ;Não vejo como problemática a possibilidade, no sentido democrático e de educação (em que tudo se pode questionar), de abrir o debate. É um avanço importante que ainda precisa vir;, opina. No entanto, Eli compreende a limitação devido à grande estrutura do exame. ;Existe uma questão prática delicada, afinal, estamos falando de um exame de massa, aplicado para milhões de pessoas;, diz. ;É óbvio que a inexistência da chance de recurso não é desejável, mas isso está longe de comprometer o valor do Enem como método de avaliação do ensino médio e também como ferramenta de seleção;, defende.
Para o professor de biologia Alessandro Santana Reis, a inexistência de recursos, por falta de logística, prejudica os candidatos. ;Em comparação com o PAS (Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília) e vestibulares, que contam com essa possibilidade, é uma desvantagem;, observa. ;Toda banca é passível de erro. O Enem pode ser a única via de acesso para determinadas universidades, em que não há mais outros caminhos de seleção, então não ter a chance de questionar e dialogar é um problema.; Um problema grave destacado por Eli é o alto nível de abstenção. ;É algo que lamento como cidadão, pois perde-se dinheiro público e tempo e demonstra falta de compromisso. É preciso buscar uma forma de mitigar esse número de faltas. Não ir ao Enem tem que ser visto num contexto maior para compreender o por que de acontecer.;
Parceria frutífera
Eli Guimarães avalia como extremamente positiva a parceria entre o Correio Braziliense e o Sigma, ao oferecer, por meio do projeto Especial Enem, nove cadernos impressos, cobertura on-line, lives com docentes do colégio, videoaulas e palestras sobre redação ministrada pela professora de português e editora de Opinião, Dad Squarisi, e uma série de outros materiais antes, durante e após a aplicação do exame.
;Foi um trabalho muito legal e fiquei muito feliz. Espero que a parceria se repita porque todo mundo ganhou, o Sigma, o Correio e a sociedade, já que os alunos tiveram a possibilidade de dialogar com bons professores;, comenta. ;Este jornal é uma plataforma, de grande alcance e credibilidade, extremamente significativa na nossa cidade ; isso é inegável e incontestável. E o colégio tem, entre outras coisas, a excelência acadêmica entre seus pilares. As instituições acertaram em ter feito a parceria;, analisa.
Palavra de especialista
Exatas passou do ponto
O nível das provas de química, física e matemática do Enem não foi adequado nesta edição, considerando a realidade média dos alunos brasileiros. A exigência foi muito acima. Os curadores das questões não foram felizes no teste de matemática e ciências naturais, com exceção da biologia. Foi um material de quem não conhece a realidade do ensino médio no país ou, que se conhece, não a levou em consideração. E não é elevando a dificuldade da prova que se muda o sistema educacional, o que vai acontecer é um processo de elitização. O resultado, lá na frente, serão notas mais baixas. Assim como deve ocorrer na redação que, apesar de ter tido um tema muito relevante e pertinente (a educação de surdos no Brasil), não foi acertada. Os textos motivadores poderiam ser mais amplos e os alunos sentiram dificuldades de modo geral. Por fim, minha avaliação é de que as provas de linguagens e de ciências humanas foram absolutamente pertinentes.
Eli Guimarães, coordenador de ensino médio do Centro Educacional Sigma e professor de português
Saiba mais
O item da discórdia
O fenômeno da piracema (subida do rio) é um importante mecanismo que influencia a reprodução de algumas espécies de peixes, pois induz processo que estimula a queima de gordura e ativa mecanismo hormonais complexos, preparando-os para a reprodução, intervenções antrópicas nos ambientes aquáticos, como a construção de barragens, interferem na reprodução desses animais.
Essa intervenção antrópica prejudica a piracema porque reduz o (a)
A)percurso da migração.
B)longevidade dos indivíduos.
C)disponibilidade de alimentos.
D)período de migração de alimentos.
E)número de espécies de peixes no local.
Gabarito oficial: A
Gabarito extraoficial do Sigma: E
DEDO DURO
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