Os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foram disponibilizados nesta terça-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A publicação interessa a pesquisadores, jornalistas e gestores públicos, uma vez que os microdados permitem acessar informações específicas, gerando análises mais aprofundadas por parte de pesquisadores, jornalistas e gestores públicos, por exemplo.
Nos microdados do Enem, estão disponibilizadas as provas, gabaritos e informações sobre os itens (questões), além das notas e do questionário respondido pelos inscritos em 2016. Para facilitar a utilização dos resultados, o arquivo principal, ;Microdados _Enem_2016;, contém os questionários, congregando, em um único arquivo, as informações disponibilizadas sobre os participantes do Enem. As informações referentes aos itens estão em uma planilha específica. Já o Dicionário contém informações sobre as variáveis contidas em cada base. Os microdados podem ser acessados por programas estatísticos. Disponibilizados em formato ;.csv; (formato de arquivo que contém valores separados por delimitador com ponto e vírgula) e os inputs para a leitura desses arquivos foram elaborados utilizando os softwares SAS e SPSS.
Se o usuário desejar, poderá não usar os inputs para abrir as bases, pois o formato ;.csv; também foi adotado por facilitar a leitura dos arquivos, independentemente do software estatístico utilizado. No Dicionário, os dados também foram disponibilizados em formato ;.ods;, para atender à política de dados abertos. Foi criada também uma base contendo informações sobre as provas, chamada ;Itens_Prova_2016;. Nela, para cada tipo de prova, foram carregadas as informações de posição do item na prova, habilidade, cor da prova, área de conhecimento e gabarito.
Clique aqui para acessar os microdados
Assessoria de Comunicação Social - Inep