Enem

Os diferentes aspectos de ciências da natureza

postado em 09/09/2018 17:46
Marcos Kanso, Juliana Gaspar e Alessandro Reis
Professores do Centro Educacional Sigma


A prova de ciências da natureza e suas tecnologias do Enem é composta por questões de física, química e biologia. Apesar de apresentarem estrutura comum, há especificidades em cada uma delas e diferentes níveis de dificuldade.
Os temas de física referem-se a situações do dia a dia dos alunos. Demandam análise de gráficos, de tabelas ou de situações de conversão de uma modalidade de energia em outra. Além disso, conteúdos relativos à eletrodinâmica, ondas (incluindo óptica) e mecânica são regularmente explorados, de modo intuitivo e presente no cotidiano. Um aspecto merece destaque: para responder à maioria dos itens, não é necessário conhecimento aprofundado de equações específicas. Contudo, é preciso leitura atenta dos textos de suporte e de análises de gráficos e esquemas.
O candidato deve responder primeiramente às indagações com textos breves e de pouca análise comparativa, ou seja, as chamadas ;questões diretas". Elas possuem diferentes graus de dificuldade e, para estar apto a distingui-las, a dica é fazer simulados e resolver provas anteriores.
Em química, o conteúdo é mais valorizado. O exame de 2017 apresentou problemas muito difíceis. Para resolvê-los, o aluno deve aplicar a teoria em situações do cotidiano, utilizando-se de habilidades e competências para a interpretação, contextualização e realização de cálculos. O conteúdo predominante é da 2; e 3; séries do ensino médio. Nem por isso, o aluno pode esquecer os conteúdos de cálculos químicos e à estequiometria, típicos da 1; série.
As ligações entre química e meio ambiente, como chuva ácida, efeito estufa, reciclagem, gerenciamento de lixo e produção de energia, também são temas muito frequentes. Os conteúdos mais cobrados nas últimas edições foram estequiometria, termoquímica, cinética química, equilíbrio químico, eletroquímica, funções orgânicas e química verde.
Biologia concentra-se nos temas trabalhados, em Brasília, na 1; série do ensino médio: o conteúdo curricular de maior frequência ao longo dos anos na história da prova e em cada prova em separado é ecologia, havendo interdisciplinaridade com geografia (em virtude da variedade de desequilíbrios ambientais) e, eventualmente, química.
Além disso, espera-se a presença de tópicos em programas de saúde, cuja composição está no somatório entre temas de micro-organismos diversos, seres vermiformes e animais invertebrados. Dessa forma, associam-se conceitos de etiologia, vetor e profilaxia de diferentes patologias, ainda conectados aos aspectos da ecologia, com destaque para as simbioses. Vale ressaltar que, além do já descrito, deve-se ter atenção à fisiologia humana e a conceitos fundamentais do processo de evolução, ambos associados à genética.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação