Darcianne Diogo*
postado em 12/09/2018 16:43
À medida que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 se aproxima, os candidatos deverão intensificar os estudos. Não é para menos. As duas aplicações de provas ocorrerão em menos de dois meses, em 4 e 11 de novembro, e eles precisam estar preparados para o exame, que é uma das portas de entrada para o ensino superior em instituições de todo o país. Com tantos temas para estudar, poder mapear os mais recorrentes facilitaria a vida dos candidatos, certamente. Foi o que a equipe de professores do Curso Exatas de Brasília pensou e executou, trazendo estudos sobre os conteúdos mais recorrentes.
O trabalho, iniciado em 3 de setembro, está em andamento,mas já disponibilizou, de antemão, os temas mais recorrentes de física e geografia.Estes estão disponíveis a todo o público (confira abaixo). A previsão é de que todas as disciplinas estejam à disposição dos alunos até outubro.
Demanda veio dos estudantes
Professor de física do Exatas e um dos coordenadores do projeto, César Augusto Severo, explica que a ideia surgiu para atender à demanda dos próprios estudantes. ;Quando chega perto da prova, os meninos começam a ficar desesperados, principalmente aqueles que estudam há muito tempo e temem esquecer o que sabem. Então, fizemos isso por causa deles, de modo que possamos norteá-los sobre o que vai cair na prova e o que não vai.;
Um outro fator que influenciou a iniciativa dos discentes foi a onda das chamadas fake news, às notícias falsas que viralizam na internet. Elas, acredite, chegaram também ao universo de vestibulares e Enem, trazendo confusão nos estudantes. Segundo César, o temor é de que os alunos acessem conteúdos informativos falsos e cometam erros no exame. ;A internet disponibiliza muita informação. A pessoa pode falar o que quiser, sem maiores consequências. Então, muitos acabam indo por esse caminho, que não é confiável. Estamos colaborando para que os alunos não corram esse risco;, ressalta.
Mecânica e eletrodinâmica são destaque em física
As estatísticas da matéria de física, presente na prova de ciências da natureza e suas tecnologias, foram baseadas nos exames de 2009 a 2017. No levantamento, nota-se os cinco conteúdos de maior incidência. São eles: mecânica (28%), eletrodinâmica (21,2%), ondas (17,2%), termologia (16%) e ótica (10%). Matérias variadas, como transformações e uso de energia (4,4%), magnetismo (2,8%) e eletrostática (0,4%), também figuram no levantamento.
Dentro de mecânica, a área mais cobrada, houve, ao longo do período estudado, 19 questões de dinâmica (27%), 16 de cinemática e 16 de hidrostática (23%) e 9 de energia mecânica (13%). Houve ainda incidência de temas sobre gravitação (6%), quantidade de movimento (6%) e movimento circular (3%). Eletrodinâmica está em segundo lugar no nível de exigência. Segundo os coordenadores, nesta disciplina houve 53 questões no período, a maior sobre corrente, tensão e potência.
César Augusto Severo orienta os alunos a refazer questões de exames anteriores do Enem e vestibulares em geral. ;As questões, de um ano para outro, não são iguais. Quanto mais questões eles fizerem, mais provável de terem visto, com antecedência, as que mais aparecem na prova.;
Questões ambientais e agrárias predominam em geografia
Para a disciplina de geografia, os professores levantaram 10 conteúdos recorrentes entre 2012 e 2017. São eles: questões ambientais e globalização e blocos econômicos (15% cada), setor agrícola e agrário (12%), geopolítica (11%), geografia física (10%), urbanização (9%), questões demográficas, indústrias e transportes (8%), fontes de energia (7%) e cartografia (5%).
Em questões ambientais, aquecimento global, energia e urbanização estão entre os temas mais abordados. Quanto à globalização, caem sempre questões sobre cadeias produtivas globais e seus impactos econômicos, sociais e no mundo do trabalho. Nesse tema, vale estudar também as perspectivas de comércio global, em uniões comerciais e políticas como o Mercosul, União Europeia e Nafta.
Professor de geografia e coordenador da pesquisa, Sérgio Agner dá quatro dicas essenciais, que podem orientar o aluno a fazer uma boa avaliação. A primeira delas é refazer questões de provas anteriores. ;Isso serve para que o aluno estude com eficiência. As perguntas não serão as mesmas, mas há repetição no formato da questão;, explica. A segunda orientação é ler materiais didáticos de diferentes tipos. ;Pode ser desde os livros que têm na escola até os específicos para o Enem. Esse é um método que ajuda muito;, destaca o professor.
Estar antenado aos assuntos atuais também é um fator importante para Sérgio. ;Ele pode fazer isso assistindo jornais e documentários que abordem assuntos sobre água, a questão hídrica e meio ambiente.; A última dica docente é assistir às aulas com foco e atenção. ;O aluno tem que perguntar ao professor, se tiver dúvida. Outra coisa é ele ir com a matéria da próxima aula previamente lida.;
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá