Thays Martins, Jairo Macedo-Especial para o Correio
postado em 24/09/2018 07:00
Não houve capa nem máscara negra, mas os cerca de 120 secundaristas, professores e curiosos pela língua portuguesa que compareceram ao auditório do Correio, na última quinta-feira (20), certamente completaram círculos de treinamento essenciais para a sua evolução na escrita. A atividade teve patrocínio do Centro Educacional Sigma, com apoio do Colégio Mackenzie. Do entendimento dos critérios básicos à etapa final de revisão, a professora Dad Squarisi passou aos inscritos na oficina O Zorro e a redação nota 1.000 o essencial para alcançar a nota máxima na dissertação do exame. Não será sem treino, muito treino, como ocorrido com o jovem herói da cultura pop. ;Um bom texto não cai do céu. Quem treinar agora estará apto e sem medo de enfrentar os círculos do Enem;, ressaltou.
Na ocasião, a professora esclareceu as cinco competências exigidas e, em exercícios práticos, mostrou aos alunos que não há nenhum segredo inatingível. Todos têm algo a dizer e podem fazê-lo por meio de um texto, desde que bem planejado, redigido e revisado. Planejando, você não inicia como o gato de Alice no país das maravilhas, como na analogia proposta por Dad. ;Na história, ele diz: ;Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve;. Na redação, não. É preciso saber bem para onde se vai. O Enem passa um tema para o candidato e ele deve delimitá-lo. Quando fazemos isso, expulsamos tudo o mais que poderia ser e não é.;
A partir daí, evita-se a fuga do tema, pesadelo que pode custar uma nota zero na redação e o campo se abre para a propor objetivos e desenvolver as ideias. Em 2017, 5,01% das dissertações foram zeradas por esse motivo, seis vezes mais do que no ano anterior. ;Foi uma ótima conversa, de dicas relevantes como essa. Fiz várias anotações, especialmente sobre como é preciso planejar melhor as redações, a necessidade de ser objetivo e não fugir do tema;, conta Victória Soares, 17 anos. ;Preciso focar na redação. A nota mil é essencial;, afirma Ediadany Vieira, 17, aluna do Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho. ;Ela nos mostrou como é a avaliação e deu dicas de como estruturar um texto.;
Evite o textão
Para Gustavo Biaggi, 17, o melhor da aula passou pelas atividades propostas, cuja participação resultava ainda em brindes como livros e ingressos para teatro e cinema. ;Foi até mais legal do que eu achava. Por apresentar os exercícios e os brindes para incentivar, deixou tudo mais interessante;, afirma. De acordo com o secundarista, a redação merece toda a atenção dos candidatos ao Enem. ;O peso é grande e, além disso, ela é a sua identidade na prova;, define. Por isso mesmo, ele acha que é preciso treinar. ;A minha dificuldade depende do tema. Se não for algo de que tenho conhecimento, posso me sair mal;, explica ele, que está em busca de alguma licenciatura na área de exatas.
;Prestem atenção sempre à primeira frase ou segunda frase, o tópico frasal. Ela quase sempre ; 95% das vezes ; nos dá a ideia central que será desenvolvida. Não é obrigatório, mas orienta a leitura;, recomendou Dad. Na oficina Dad deu um parágrafo inteiro, mas sem o tópico frasal. O bom uso do parágrafo, unidade de composição textual, evita o ;textão; visto por aí nas redes sociais. ;Num ;textão; sem parágrafo, não estão separadas as unidades e tudo se confunde. O parágrafo desenvolve uma ideia só e cada trecho de texto tem seu fôlego.;
Desenvolvimento e intervenção
Em seguida, a professora propôs o inverso: desenvolver um parágrafo a partir de um tópico dado, a respeito das opções de lazer de Brasília. Os textos dos oficineiros mostraram a beleza da cidade de cada um, da vida nas entrequadras à capital monumental. ;Não diga apenas ;são diversos monumentos;, seja mais específico. Generalizar demais depõe contra. A rainha Elizabeth ficou encantada quando, do Itamaraty, ela olhou a Praça dos Três Poderes;, exemplificou Dad.
Desse modo, atende-se melhor, inclusive, à competência de proposta de intervenção, um mistério para alguns. É nela que Diego Alves, 27, costuma sair prejudicado na preparação, que vem desenvolvendo sozinho em casa. ;Você tem que saber colocar sua opinião de forma impessoal e ter a visão de um todo. Não é só o que eu penso, mas o que seria melhor para todos;, diz. O Enem exige que se apresente uma solução e os atores sociais dela. ;Em geral, convocamos família, igreja, escola e setores do poder público. Digamos que o tema seja ;causas de acidente no trânsito;. A quem podemos apelar? Ao fiscal do Detran, de imediato, ou, quem sabe, à falta de educação de trânsito desde a escola?;, observou Dad.
Novas oficinas
As aulas não param aqui. Mês que vem, em 16 e 25 de outubro, tem dose dupla de oficinas, cujas inscrições estão abertas no site. Angélica Lira, 17, aprovou a atividade. ;Foi enriquecedora. Não havia notado quantas dúvidas tinha até aqui. Me deu motivação para melhorar meus textos.; Pedro Gabriel Baltazar, 16, acredita que as dicas serviram para além do Enem. ;Ajuda também para quem vai fazer o PAS e até para quem está com dificuldades na escola.; André Oliveira, 16, viu na oficina uma chance de melhorar o texto. ;Vim para ter uma melhor formação. Eu não sou muito bom em redação, mas agora sinto que eu posso evoluir.;,
No 4; semestre de direito na faculdade Fortium, Patrícia da Silva, 37, fará o Enem pensando em bolsas ou vaga na rede pública. ;Com o que aprendi hoje, saio com conhecimentos para melhorar minha nota;, diz. ;Me deu nova perspectiva sobre como entregar o texto, especialmente na hora da revisão, para não repetir palavras. Tenho alguma facilidade com a escrita, mas uso termos desnecessários e pouco objetivos;, completou Arthur Silva, 18.
Redação é tema de live nas redes sociais na próxima terça (25)
A próxima live do Especial Enem do Correio seguirá a temática de redação. Na próxima terça-feira (25), às 14h15, a apresentadora Talita de Souza recebe nos estúdios do jornal as professoras Dad Squarisi, editora de Opinião, e Carolina Darolt, do Centro Educacional Sigma. Acompanhe o bate-papo pelas redes sociais do Eu, Estudante, no Facebook e Instagram (@euestudantecb).
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá