Enem

MEC solicita adiamento do início do horário de verão para não prejudicar provas do Enem

Em requerimento ao presidente Michel Temer, o ministro Rossieli Soares pede que o horário de verão comece após 11 de novembro. Inep garante que exame não será adiado

Darcianne Diogo*
postado em 26/09/2018 18:38

O ministro da Educação, Rossieli Soares, solicitou ao presidente Michel Temer o adiamento do início do horário de verão este ano, por conta da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na requisição, o ministro pede que os relógios sejam adiantados só depois de 11 de novembro, data do segundo e último dia de aplicação. De acordo com o calendário do exame, o primeiro domingo de provas, que ocorre em 4 de novembro, coincide justamente com a data de mudança do horário. Na ocasião, mais de 5,5 milhões de estudantes comparecerão aos locais de prova por todo o país. A Presidência da República ainda não respondeu ao pedido do MEC.

Alunos conferem locais de prova na edição de 2017. Em 2018, não haverá alteração de data

Um decreto instituído pelo presidente em 15 de dezembro de 2017 definiu o início do horário de verão a partir de zero hora do primeiro domingo de novembro, ou seja, 4 de novembro. Antes do decreto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou a mudança do horário, para que não coincidisse com o segundo turno das eleições deste ano, marcado para 28 de outubro. Com esse decreto, o horário de verão será encurtado em 15 dias.

Exame não será adiado

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), não há possibilidade de mudança nas datas do exame. Isso porque toda a estrutura de logística, como aluguel de salas, rotas de transporte para escoar as provas e capacitações de operadores logísticos e de segurança, já está sendo preparada em todo o país.

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação