Enem

Inep visita gráfica de segurança responsável pelas impressões das provas do Enem

Houve melhorias no processo da prova personalizada, aplicada pela primeira vez na edição de 2017. São 11 milhões de provas impressas

Eu, Estudante
postado em 28/09/2018 12:46
A presidente e os diretores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) acompanharam o ministro da Educação em exercício em uma visita, nesta quinta-feira (27), à gráfica de segurança responsável pela impressão dos exames e avaliações do Instituto. Na ocasião foram apresentados os processos de melhoria instaurados para a viabilização da prova personalizada, inovação lançada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e mantida para 2018.

Na mesma data, o Inep iniciou a expedição das provas do Enem, armazenadas em um batalhão do Exército Brasileiro em São Paulo. Para o Enem 2018, estão sendo impressos 11 milhões de cadernos de questões para aplicação do exame aos 5,5 milhões de inscritos. Na mesma gráfica são impressos mais de 50 itens de material administrativo necessários para a aplicação, que vão da folha de coleta do dado biométrico até as etiquetas de identificação dos malotes.

As provas do Enem são impressas durante dois meses, demandando um volume de 50 toneladas de papel por dia. Ao todo, são consumidas duas mil toneladas de papel em todo o processo, ou seja, dois milhões de quilos de papel com selo de procedência. Mais de 600 funcionários, contratados em um formato diferenciado de seleção, atuam no processo.

A gráfica só pode ser acessada por pessoas previamente identificadas e após passarem por três etapas de fiscalização. Os funcionários trabalham com uniformes de cores diferenciadas e a aproximação da área de impressão é restrita. Avançados softwares dão suporte ao sistema de vigilância por câmeras.

Assessoria do Inep

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação