Enem

Hora de descomprimir

Na última semana antes da primeira prova do Enem, o Correio Braziliense e a Universidade Católica de Brasília promovem evento para que candidatos revisem e relaxem antes do certame

Jairo Macedo-Especial para o Correio
postado em 29/10/2018 07:00
Descomprimir significa, no dicionário, ;extinguir ou diminuir a pressão;. Às vésperas da maior prova do país, o Enem, aliviar o estresse e o nervosismo é tudo o que os candidatos mais desejam. Esta é a hora. Pensando nisso, o Correio e a Universidade Católica de Brasília (UCB) promovem o Dia da Descompressão, em 31 de outubro, a partir das 10h, um grande encontro de candidatos, com direito a aulão de física e uma sessão de cinema exclusiva no Cinemark do Taguatinga Shopping.
, mas atenção: as inscrições vão somente até hoje (29). Ao todo, são 200 vagas para curtir a aula de física do professor Diego Nolasco, da UCB, e um filme ; ainda a ser definido ; que estiver em cartaz no dia 31 de outubro, data do evento.
Juliana Bezerra participará da atividade:
A quatro dias da primeira prova do Enem, o Dia da Descompressão será uma ótima oportunidade de aprender e relaxar, mas sem perder o foco nos estudos. De acordo com o reitor, quem garantir presença vai sair estimulado e preparado para encarar a bateria de questões nos dois domingos de avaliação. ;Os alunos ganham no sentido de se tranquilizarem, ao ter esse espaço de confraternização com outros estudantes e poder esquecer um pouco a tensão que a prova gera;, afirma Jardelino Menegat, reitor da UCB.
Ele vê a ocasião como momento perfeito para diminuir a tensão sem, no entanto, perder de vista as obrigações para os dois dias de exame. ;Nós sabemos que o aluno fica muito tenso e preocupado no dia da prova, porque tem muita cobrança da família, da sociedade e dele próprio. Então, a universidade está dando a possibilidade de o aluno rever conteúdos e, ao mesmo tempo, oferecendo um espaço de tranquilidade para que eles se recuperem e estejam em condições físicas adequadas para responder às questões da prova.;

Atento, ligado e lúcido


Cecília Esteves, 22 anos, não perdeu tempo e garantiu a vaga no cinema. A estudante, que fará o Enem de olho em uma vaga em medicina, está na reta final dos estudos. A essa altura, ela tem mantido o foco na resolução de questões de exames anteriores e vê o aulão e a sessão de cinema como muito importantes. ;Vai ser legal associar a revisão e me colocar em um momento de relaxamento. Por ser na semana da primeira prova, será melhor ainda para a cabeça. Aulão costuma ser bom, porque é descontraído;, acredita ela, declaradamente ansiosa. ;Ficava sempre nervosa, principalmente nas primeiras provas do Enem que fiz. Hoje em dia, tento contornar com técnicas de meditação;, conta.
Diego Nolasco, palestrante:
É exatamente pensando em criar um clima sereno e orientar os participantes a lidar com a ansiedade, que o professor de física da UCB, Diego Nolasco, estenderá o conteúdo do aulão para além da sua disciplina que, para ele, é a mais temida pelos estudantes. ;Ficar nervoso é natural. É uma coisa que a gente não consegue evitar. O problema é que, de vez em quando, o candidato se sente ansioso e se culpa. Isso atrapalha;, ressalta. O segredo, segundo o professor, é administrar o estresse, seja por meio de técnicas como a meditação ou apenas conversando com alguém. ;Se não tiver como conter a preocupação, ao menos administre. Saiba que ela está ali para te ajudar a ficar atento, ligado e lúcido;, aconselha.

Momento de revisão


A perda de concentração e o famoso ;branco; na hora de responder às questões fazem parte da vida de Ana Paula Santos, 19. Por isso, ela garantiu presença no Dia da Descompressão. ;O evento em si é muito bom para relaxar. Além disso, pessoas que têm mais dificuldade, como eu, podem esclarecer as dúvidas e aprender o que não deu tempo;, frisa. Aluna do terceiro ano do ensino médio no Centro Educacional 15 de Ceilândia, ela quer fazer o curso de secretariado executivo e, na reta final, concentra os esforços na revisão. ;Estou revendo as matérias que tenho mais dificuldade e fazendo questões do Enem de outras edições. Está na hora de fixar o que estudei;, afirma a candidata.
[SAIBAMAIS]
Ao contrário de Ana Paula, Wesley Pereira, 22, acredita que ainda há tempo para aprender ;alguma coisa;, embora esteja ciente de que o momento é mais apropriado para revisar. ;Estudo em casa durante aproximadamente sete horas por dia e, ultimamente, faço as provas anteriores do Enem;, conta o candidato a uma vaga em direito. Ele sente mais dificuldade com física e química e está animado para o evento. ;Achei a iniciativa bem legal, porque nos estimula e vai ajudar a fixar melhor o que estudamos;.

Aulão fala sobre fórmulas


Pedro Rosa, 18, aproveita a biblioteca do Centro Educacional Ebenezer para se reunir com os amigos e revisar o que aprenderam nos aulões pré-Enem que foram promovidos por várias instituições ao longo do ano. ;Frequento várias aulas abertas a alunos de outras escolas;, conta. Até por isso, ele não perdeu a oportunidade de participar do Dia da Descompressão, sobretudo, para relembrar os conteúdos das séries mais distantes do ensino médio, também cobrados no exame nacional. ;Quem está no terceiro ano, como eu, acaba esquecendo detalhes que aprendeu no primeiro e no segundo ano;, afirma. O estudante almeja uma vaga em línguas estrangeiras aplicadas e, para isso, vai ter de superar as dificuldades com o conteúdo de química. ;São muitas fórmulas. É complicado aprender todas;, lamenta.
Talvez, a aula de física do professor Diego ajude os alunos que desejam lidar melhor com as fórmulas. Isso porque o pós-doutor em biofísica computacional pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) promete ensinar como extraí-las dos enunciados das questões. ;As tão temidas fórmulas são modelos criados pelo homem para facilitar o entendimento da natureza. Vou usar algumas questões para mostrar como é possível derivar esses modelos matemáticos dos itens;, completa.

Tranquilidade


Em busca do sonho de ser médica, Juliana Bezerra, 18, estuda pela manhã no cursinho pré-vestibular Exatas e, após um breve descanso à tarde, revisa a matéria a partir das provas anteriores. A candidata acredita que é hora de desacelerar e que o aulão e a sessão de cinema, com direito a porções de pipoca e refrigerante grátis, serão muito importantes faltando pouco tempo para a prova. ;É fundamental ir com a matéria bem fresca na cabeça. A pessoa tem que ir relaxada para a prova, evitando ficar preocupada;. Juliana não se considera ansiosa, mas assiste a séries para esfriar a cabeça.
Quem for ao Dia da Descompressão vai garantir um brinde, além da entrada no cinema e do lanche grátis. Como reitor da UCB, Jardelino Menagat deixa um recado para os estudantes. ;Tenham calma e confiem que vão conseguir alcançar o que desejam. A prova não vai ser tão difícil como muitos imaginam, mas não se cobrem a mais daquilo que vocês têm possibilidade de responder.;

*Estagiário sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação